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8 P´s do marketing digital: saiba como esse método pode ajudar a sua empresa

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O marketing digital tem se destacado nos últimos anos, devido à sua eficiência na divulgação e promoção de marcas. Com o aumento do número de usuários da internet, um planejamento composto por uma estratégia digital bem elaborada, é capaz de aumentar a credibilidade, visibilidade e os lucros de qualquer empresa.

Muitas empresas passaram a perceber que precisavam encontrar maneiras de melhorar suas vendas. E foi justamente no ambiente virtual que encontraram a solução, através dos 8 P´s do marketing digital. Você sabe como funciona esse método? Continue nos acompanhando para entender melhor.

O que são os 8 P´s do marketing digital?

O método dos 8 P´s foi desenvolvido por Conrado Adolpho, formado em marketing e especialista em crescimento rápido de micro e pequenas empresas, para adaptar o marketing à internet, de acordo com as mudanças de hábitos de consumo. Esse método pode ajudar a sua empresa a se destacar diante dos concorrentes, e assim aumentar seu faturamento e conquistar novos clientes.

Os 8 P´s do marketing digital

1 - Pesquisa

Atualmente, os consumidores procuram por informações antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. Por isso, é fundamental conhecer bem seus clientes, em qualquer negócio, pois sabendo quem são eles, entendendo suas necessidades e desejos, que a sua empresa poderá oferecer o que tem de melhor. E são várias as ferramentas que podem ser utilizadas para pesquisa, tais como questionários, disponibilizadas em redes sociais, pesquisa por palavras chave no Google, entre outros.

 2 - Planejamento

Após os dados coletados, ficará mais fácil traçar um planejamento. Será importante responder algumas perguntas como: Quais as necessidades dos seus consumidores? O que eles procuram? Quais os conteúdos que atenderão suas necessidades? Como levar esse conteúdo até o seu público?

Logo após, você deve definir quais serão os canais de comunicação onde o conteúdo será publicado. Podem ser por redes sociais, site, blog ou e-mail marketing. É fundamental também definir as metas e os objetivos a serem atingidos, e definir um cronograma para avaliar essas ações.

3 - Produção

Depois de definido o planejamento, é o momento de colocar em prática. Se você terá um site ou um blog, precisará de um profissional para criá-lo, e ter acesso às ferramentas de SEO. Ao produzir os conteúdos, seja para blogs ou redes sociais, aborde temas relacionados ao seu negócio.

4 - Publicação

Ao realizar publicação de conteúdo ou campanha, você deve se preocupar também em fazer com que ganhem destaque. Desta forma, você atrairá mais clientes para o seu negócio. É importante focar nas estratégias de marketing de conteúdo para aparecer no topo do Google. Um dos caminhos para chegar ao resultado desejado é a adoção das estratégias de SEO.

5 - Promoção

Uma das formas de promover o seu negócio é por meio de produção de conteúdo, sejam textos, áudios, vídeos ou imagens, pois assim serão transmitidas informações úteis para os consumidores. E existem também os anúncios pagos, que podem potencializar essa divulgação.  Outra maneira de promover suas campanhas é através do e-mail marketing e da criação de landing pages. 

6 - Propagação

Após a divulgação do conteúdo, o próximo passo é estimular o compartilhamento do mesmo, para que ele atinja mais pessoas. Os clientes que já aprovaram seu conteúdo, automaticamente, farão o boca a boca positivo dentro do ambiente digital. E assim, suas campanhas poderão se tornar virais em redes sociais.

7 - Personalização

Personalizar a comunicação com o seu público-alvo é uma das formas de manter a interação e fazer com que o engajamento cresça, levando sua marca à fidelização. Toda essa personalização está presente no conteúdo, que deve ser segmentado de acordo com as necessidades dos clientes.

8 - Precisão

Outra vantagem das estratégias digitais é a precisão no momento de mensurar resultados. Deve-se utilizar o Google Analytics para obter informações detalhadas, acompanhar as métricas, os detalhes mais importantes, e analisar o sucesso ou fracasso dos anúncios.

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