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Como criar uma landing page de sucesso? Descubra!

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é uma landing page?

A landing page é uma página que contém elementos para a conversão do visitante em lead ou potencial cliente. Em geral, ela oferece um conteúdo exclusivo sobre um determinado assunto, sendo muito utilizada em campanhas de marketing digital.

Quer saber como criar uma landing page de sucesso? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Elementos essenciais de uma landing page

A maioria das empresas acreditam que elaborar uma landing page é superdifícil, como um bicho de sete cabeças, que precisa de designers, programadores, entre outros.

Mas, ao longo do tempo isso foi mudando e atualmente existem diversas ferramentas que podem ajudar na criação de uma landing page profissional, com ótimas taxas de conversão.

Vamos destacar a seguir alguns dos principais elementos que podem ser utilizados na produção de qualquer landing page, sendo essenciais na construção da mesma.

Título e subtítulo

De acordo com dados divulgados pelo Copyblogger, um site que já é uma referência em copywriting, 8 em cada 10 pessoas que entram em uma página só leem o cabeçalho. E 2 em cada 10 leem o resto do conteúdo.

Desta forma, podemos perceber que os principais elementos de uma página são, de fato, o título e o subtítulo.

Isto significa que esses mesmos elementos poderão transmitir, de uma forma mais clara e direta, a proposta de valor da sua oferta, para que o visitante pense no quanto ela é interessante.

Utilizar imagem

Uma imagem vale mais que mil palavras. Isso é algo mais do que válido para uma landing page.

Além de refletir bem a proposta de valor da sua oferta, a imagem também pode ajudar na conversão.

É importante pensar na imagem perfeita, uma vez que, quando a imagem é genérica ou vai contra o que está sendo proposto, poderá atrapalhar os negócios.

Você deve evitar os bancos de imagens que já foram muito utilizados. E caso você e sua equipe tenham experiência com edição, existem alguns sites que podem ajudar nesta tarefa, como o Canva, por exemplo.

Descrever a oferta

Na maioria das vezes, para que uma página seja convertida, ela precisará de mais descrições sobre a oferta em questão, para que você possa vender bem a sua ideia, eliminando dúvidas e alinhando as expectativas.

Então, você pode seguir algumas práticas consideradas ótimas, tais como:

  • O uso de fragmentos curtos ou sentenças com uma leitura fácil;
  • Uso de bullet points;
  • Não utilizar blocos muito longos de texto, escolher de 3 a 5 itens;
  • Destacar os termos mais relevantes em negrito.
  • Citas os benefícios e não apenas as funcionalidades.

Quando a oferta for um pouco mais complexa e precisar de maiores explicações, você pode usar outros elementos, como algum vídeo explicativo ou prévia, um tipo de apresentação feita em Slideshare.

Criação de formulário

É a partir do formulário que ocorre a conversão. É importante pensar sempre em um balanço entre as variáveis na hora de montá-lo, como por exemplo, o número de informações e de leads.

Você precisa colocar no formulário as informações que deseja saber sobre os leads, pois fará total diferença na hora de transferi-los para a equipe de vendas.

Configurações

Primeiro, você deve utilizar uma palavra-chave e criar uma URL amigável, evitando deixá-la muito longa ou difícil de compreender.

Depois, no campo de configurações, pode inserir uma imagem de promoção feita em redes sociais, para que ao publicá-la nessas redes, a imagem esteja relacionada com a oferta, aparecendo automaticamente na postagem.

Também é importante criar e configurar um e-mail de agradecimento, para que o visitante possa receber a oferta na sua caixa de entrada, quando se tornar um lead.

Também é recomendado ter uma ‘Thank You Page’, ou seja, uma página de agradecimento ao público ou de confirmação de que o lead está tendo acesso a sua oferta.

Onde divulgar a Landing Page?

Após a criação, a landing page precisará ser promovida, levando em consideração que ninguém ainda sabe de sua existência.

Neste caso, então, você deve se basear em canais de tráfego do seu site e a partir daí, direcionar uma estratégia de promoção para gerar leads, aumentando a base de clientes.

Entre os canais mais importantes para a promoção da sua landing page, estão:

  • E-mail marketing;
  • Site ou blog;
  • Redes sociais;
  • Mídias pagas.

Além dos canais que citamos acima, também existe outro que se destaca muito: motores de busca. Um destaque por um motivo bem claro: ele oferece um tráfego qualificado, no momento adequado, onde você está buscando por informações sem custos.

E então: preparado para criar a sua landing page? Gostou de saber sobre essas dicas? Conte-nos abaixo!

Compartilhe o conteúdo de hoje em suas redes sociais!

Até o próximo post!

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