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Link Building: o que é e qual sua importância?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Com certeza você já sabe que colocar links em seus artigos é uma estratégia SEO, não é mesmo? Caprichar em links internos e externos é importante e ajuda a dar bons resultados, porém, o ideal seria que você também tivesse link building.

Essa é mais uma forma de mostrar para o Google como seu site é influente e relevante no nicho ao qual pertence. E é por isso que o link building ajuda a dar credibilidade e melhores posições para os sites que o possuem.

E você sabe o que é o link building? Sabe da importância dessa estratégia para se manter forte no mercado? Então continue lendo este post porque vou explicar tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é o link building?

Em seus artigos você já deve ter feito citações de números, pesquisas e estatísticas, e também deve ter linkado para a sua fonte de referência, certo? Isso que você acabou de fazer, para seu site é um link externo, mas para o site de destino é um link building.

Essa estratégia trata-se de dizer para o leitor que ele também deve ler esse outro site porque ali há coisas do seu interesse. É como sugerir a leitura, indicar alguém que seja especialista naquilo que você está dizendo.

Nós costumamos fazer isso muitas vezes, já que precisamos confirmar os argumentos que utilizamos. Mas o ideal seria que outros sites fizessem isso para nós também. Ou seja, que outras páginas fizessem link para o nosso conteúdo.

Nesse caso seríamos nós os indicados, as pessoas estariam se referindo ao nosso negócio e colocando-nos como uma referência para quem deseja saber mais sobre o assunto. Então, o link building é a recomendação do seu site para um público que nem sempre é o seu também.

Geralmente o link building é feito a partir de sites que são do mesmo nicho que o seu, ou pelo menos algum muito próximo, porque então os temas abordados devem ser similares para que se possa haver essa relação entre eles.

Por que o link building é importante?

Sempre que alguém recomenda algo para outras pessoas isso promove a credibilidade de quem está sendo indicado. Afinal, ninguém vai recomendar um serviço ou produto ruim para os outros, certo?

O link building, como é a recomendação de um site, ajuda a dar credibilidade para o indicado também, e isso aos olhos do Google, o que é bem melhor. Ele entende que se um site está indicado por meio da linkagem, é porque ele realmente é confiável o oferece um conteúdo relevante e de qualidade.

Com isso, o Google melhora a posição do site indicado, já que ele tem admiradores e pessoas que confiam em seu trabalho. Isso faz com que você apareça ainda mais na internet, e ganhe um bom mercado, além de mais audiência.

É fácil obter um link building?

Não vou mentir pra você, conseguir link building não é nada fácil. Isso porque o ideal é conseguir links de qualidade, e para isso, é preciso que seu site ofereça conteúdos de qualidade e tenha algum material de destaque que chame a atenção dos outros empreendedores.

É essencial que o link seja natural e despretensioso, que venha de uma boa fonte, e conseguir essa parceira pode ser difícil. Não é à toa que muita gente acaba hackeando outros sites para fazer a linkagem, mas nem preciso dizer que essa é uma prática ilegal, não é?

Mas existem formas legais de conseguir link building, como:

  • guest posts;
  • fóruns;
  • e-books;
  • banners;
  • lista de discussões;
  • agregadores de links.

Apostar em parcerias também é uma boa medida, mas é preciso que seu site já tenha alguma estrutura para que isso seja interessante para sites maiores. De toda forma, não custa tentar, mas sempre pesquise antes sobre o site, para saber se ele realmente tem boa reputação.

Se você conseguir o link building será algo muito bom para seu site, mas se for para adotar métodos ilegais, prefira não fazer, porque uma hora o Google descobrirá e você pode ser banido. Prefira os métodos legais e continue investindo em seu conteúdo para atrair a atenção de outros sites.

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