Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

O que é portfólio? Descubra como ele pode ser feito

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 4 min.

Portfólio é uma compilação dos melhores trabalhos de uma empresa ou de um profissional. Em outras palavras, um material que permite uma visão melhor das habilidades, experiências e qualificações.

Quer saber mais sobre o portfólio e como ele pode ser montado? Então, continue nos acompanhando!

Caraterísticas do portfólio

Você se desenvolveu como profissional, e agora pretende divulgar o seu trabalho, certo? E com certeza, após ter se esforçado bastante para dominar sua área de atuação, deseja divulgar isso de alguma forma.

Assim sendo, o portfólio poderá ajudar nesta tarefa, uma vez que ele junta todas as informações profissionais sobre você, bem como suas experiências, competências, entre outros.

O objetivo do portfólio é diferente do currículo. No caso do segundo, ele é usado para se apresentar, e ajudar a empresa a conhecer melhor o seu perfil profissional. Já o portfólio é basicamente uma coleção de tudo o que você já produziu.

Por exemplo, no caso de um fotógrafo, ele será composto por fotos que foram tiradas em diversos lugares. Um redator terá uma coleção de textos que já elaborou, e um designer apresentará as artes já criadas por ele.

Tipos de portfólio

Existem várias categorias de portfólio, que podem ser utilizadas de acordo com o objetivo profissional. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Impresso

Muitas vezes, essa é uma opção que vale a pena. No caso, se você for um arquiteto, e estiver visitando alguém interessado em seus serviços. Basta abrir o portfólio impresso, e apresentar algumas amostras do seu trabalho.

Ainda que seja possível mostrar fotos digitalizadas, a beleza de um portfólio impresso acaba sendo mais marcante. Isto significa que, provavelmente, será mais fácil fechar o negócio de forma imediata.

Mas, vale lembrar que, caso você opte por ter um portfólio impresso, não deverá economizar na qualidade do papel, nem da impressão. Deve ser algo que realmente impressione.

Digital

Esse é um tipo de portfólio que pode oferecer diversas vantagens, entre elas:

  • Baixo ou nenhum custo;
  • Pode ser facilmente compartilhado;
  • Ser montado relativamente de maneira simples.

Levando em conta o tipo de serviço que você realiza, talvez nem faça sentido pensar em um portfólio impresso. Profissionais como redatores web e designers, que possuem um trabalho digital, é importante ter um portfólio computadorizado.

Na realidade, para qualquer pessoa que faça um trabalho remoto, essa é a melhor opção. Assim sendo, o portfólio digital pode ser montado de duas formas: em PDF e plataformas online.

O PDF é universal, uma vez que praticamente todo mundo possui um visualizador no celular, o famoso Adobe Reader. Esse é um tipo de arquivo que pode conter inúmeras páginas, o que faz com que ele seja uma boa opção para organizar o seu trabalho.

Com relação às plataformas online, o Behance é uma plataforma pertencente à Adobe, que se tornou a preferida dos profissionais criativos. Outra bem tradicional, e que também pode ser utilizada, é a Cargo Collective.

Como fazer um portfólio?

Ao invés de você sair copiando e colando todos os seus trabalhos no portfólio, de qualquer jeito, o melhor é fazer uma coisa bem planejada. Assim sendo, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a elaborar um portfólio.

1 – Defina o objetivo

É importante você ter em mente o objetivo do seu portfólio. Principalmente, pensar no que ele servirá para você. Será que te ajudará a conseguir mais Jobs? Ou é melhor conseguir um emprego em uma agência de publicidade?

Se você tem uma loja, talvez vai pensar em fazer um portfólio para divulgar os seus produtos. E caso trabalhe com fotografia, vai querer apresentar amostras de fotos tiradas em eventos.

Por isso, é importante pensar em seu objetivo, pois isso te guiará durante os próximos passos.

2 - Escolha seus trabalhos principais

O portfólio não precisa parecer um diário, cheio de informações e fotos de tudo o que você já trabalhou. Claro, se faz pouco tempo que você começou, com certeza terá poucos trabalhos para acrescentar.

Mas, se este não for o caso, o ideal é você selecionar os projetos que mais gosta e sente orgulho. Geralmente, o currículo possui um princípio parecido.

3 - Portfólio de alguém que nunca trabalhou na área

Caso você tenha terminado os estudos, ou está mudando de área de atuação, talvez acredite que não tenha nada demais incluir essas ações em seu portfólio.

Mas, não é por aí. Você deve colocar, somente, seus trabalhos da faculdade, projetos pessoais, serviços para conhecidos, entre outros.

4 - Apresente quem está por trás do projeto

Claro que, para um recrutador ou potencial cliente, é muito importante verificar a qualidade do seu trabalho. Porém, a pessoa responsável pelo portfólio, ou seja, você, também ocupa um papel fundamental nessa negociação.

Por isso, ao montar o seu portfólio, procure criar uma sessão para a sua própria apresentação. Ela pode receber o nome de “sobre mim”, e ter informações sobre seu contexto e experiências.

Nesta página, você pode falar sobre como começou a trabalhar na área, incluindo uma foto sua, bem bonita, e apresentando depoimentos sobre você ou seu cliente.

Essa é uma forma de colocar o portfólio lado a lado com o seu marketing pessoal. Além disso, aproveite para inserir um CTA no final do seu texto, incentivando o cliente ou empresa a contratar você.

5 - Menos é mais

Esse é um princípio que pode ser aplicado tanto nos portfólios de imagens, quanto aqueles que contém textos.

Quando possui imagens, deixar de lado a simplicidade poderá resultar em um material bastante poluído e feio.

No caso dos portfólios com textos, você precisa pensar no Google, onde as pessoas buscam resultados que atendam às suas necessidades.

Assim sendo, é importante que você escolha as palavras certas, e tente não usar nada muito difícil. Lembre-se de escrever frases que demandam um alto nível de concentração, e evite parágrafos muito grandes.

Agora que você já sabe como montar um portfólio, que tal começar a montar o seu? Se ainda possui alguma dúvida, deixe nos comentários.

Compartilhe o conteúdo também em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =

 | 20 / 03 / 24
O branding envolve a criação de uma imagem única e distintiva para uma empresa, produto ou serviço, com o objetivo de diferenciá-la dos concorrentes. Conheça as vantagens!
Ler Mais
 | 08 / 11 / 23
Conhecer bem o público-alvo é um dos primeiros passos para que uma empresa obtenha sucesso. Nesse contexto, a definição de personas é importante para dar segmento a tudo o que foi planejado e ter uma atuação eficiente no mercado.  Quer entender melhor sobre personas e como defini-las? Acompanhe mais detalhes no post de hoje!  Afinal, […]
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross