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Palavra-chave de cauda longa: o que significa e como aplicá-la nos textos

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Desde que se iniciaram as estratégias de marketing digital para alcançar melhores resultados de busca no Google existe uma “briga” pelo domínio das palavras-chave. Por isso, a concorrência por algumas delas é muito grande, o que pode dificultar aparecer no topo da lista.

Mas isso não significa que você deve se conformar em estar em posições mais baixas ou até mesmo fora da primeira página. Afinal, existe uma alternativa muito interessante e eficaz para direcionar tráfego para o seu site, nesse caso, utilizando as palavras-chave de cauda longa.

Você já deve ter ouvido falar sobre essa estratégia, mas sabe ao certo o que significa? Se ainda tem dúvidas, continue lendo este post, porque explicaremos para você o que são essas palavras-chave de cauda longa e como elas podem ser utilizadas em seus textos para atrair o público.

O que são palavras-chave de cauda longa?

O termo cauda longa foi criado por Chris Anderson, em 2004, para descrever a estratégia de aplicar ações com intuito de explorar vários recursos que oferecem demandas menores, em vez de investir em poucos recursos com demanda maior.

No caso da palavra-chave seria, em vez de direcionar toda a sua estratégia para um termo mais genérico e com alta demanda, optar por aqueles que são mais específicos e têm uma procura menor. Assim, seriam necessários mais deles para alcançar um bom tráfego para o site.

No primeiro momento isso pode parecer uma desvantagem, porém, a palavra-chave de cauda longa é menos disputada, então, quando você utiliza esses termos têm maiores chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca. Ainda segmenta a sua estratégia refinando a qualidade do público e aumentando as chances de conversão.

A palavra-chave de cauda longa é um conjunto de pelo menos três palavras que compõem um termo mais específico de pesquisa. Nesse caso, a pessoa não digitaria algo genérico como tênis masculino, mas procuraria algo mais detalhado como:

  • modelos de tênis masculino;
  • tipos de tênis masculino;
  • tênis masculino em São Paulo;
  • comprar tênis masculino;
  • loja de tênis masculino; e assim por diante.

A disputa por esse tipo de palavra chave é menor, então, embora você alcance um número mais limitado de internautas, ao mesmo tempo amplia suas chances de aparecer no primeiro resultado, eleva a qualidade do tráfego porque essas pessoas definem exatamente o que desejam encontrar.

Como utilizar as palavras-chave de cauda longa?

Para utilizar as palavras-chave de cauda longa no conteúdo do seu site será necessário criar artigos que tragam informações específicas relacionadas aos termos que você deseja explorar. Ou seja, as suas postagens também serão direcionadas para uma determinada necessidade do seu público.

Isso é interessante porque eleva a qualidade do material produzido e traz uma diversidade maior para o conteúdo, tornando o seu site muito mais interessante para quem está em busca de informações.

Para que você consiga explorar com sucesso as palavras-chave de cauda longa, faça a pesquisa desses termos. O intuito é identificar quais são aqueles mais relevantes para a sua empresa dependendo do nicho de mercado em que você se encontra.

Procure evitar utilizar aquelas que você acha que trarão bons resultados. O ideal é explorar ferramentas para obter dados reais. Você pode optar por aquelas que geralmente usa para encontrar as palavras-chave comuns, como o Keyword Tool, Keyword Planner ou Ubbersuggest.

Lembre-se de que a Língua Portuguesa tem um vocabulário extenso, por isso, há sinônimos para os termos que você pretende explorar. Portanto, procure pensar como o seu público e utilize também essas palavras para empregar as suas variações. No caso de “tênis masculino”, por exemplo, também temos a opção de “tênis para homens”.

Sempre que for utilizar uma palavra-chave de cauda longa para compor uma nova postagem, não se esqueça de que as informações contidas nela devem ser fiéis à proposta do título e de fato estar relacionadas com o termo que você está empregando.

Por fim, fique atento às métricas de desempenho do seu site, o que pode ser feito pelo Google Analytics e o Search Console. Desse modo você poderá acompanhar quais são os termos que alcançaram melhores resultados e entender qual é o caminho feito pelo visitante até chegar ao seu site. Assim poderá aumentar cada vez mais a qualidade das suas estratégias.

Sinceramente, não perca tempo disputando espaço nos resultados de busca utilizando termos genéricos. É claro que eles também são importantes nas suas estratégias de marketing, mas não foque apenas neles. Explore também as palavras-chave de cauda longa e abrace a fatia de mercado que ainda tem espaço, a fim de colocar a sua empresa nas primeiras posições e se tornar referência no assunto.

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