Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Qual a importância do networking para os negócios? Descubra!

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 4 min.

O que é Networking?

Networking é uma palavra de origem inglesa que ao pé da letra significa desenvolver relacionamentos vantajosos, seja com pessoas, instituições ou grupos, para uma troca de informações.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto e você vai descobrir qual a importância do networking para os negócios. Acompanhe a seguir!

O conceito do Networking

Você já parou para pensar como está a sua rede de contatos atual? É uma rede formada apenas por funcionários da empresa em que você trabalha? E o Linkedin, você utiliza para criar conexões estratégicas?

Essa é justamente a função do networking, criar e manter uma rede produtiva de relacionamento, repleta de contatos que possam te ajudar a atingir suas metas e objetivos específicos.

Assim sendo, podemos dizer que o networking não é algo para ser feito apenas em situações de urgência e nem para conseguir vender e persuadir quando você estiver fora do mercado de trabalho.

Na prática, essa técnica serve para você se conectar de maneira personalizada, isto é, ajudar e ser ajudado de alguma forma.

Vale lembrar que o networking existe há séculos. Na época dos reis, nobres e cortesãos, era por meio de contatos que as alianças mais poderosas se formavam para então fecharem negócio.

Por que o networking é importante?

Provavelmente, você não quer ocupar o mesmo cargo e ganhar pela vida inteira o mesmo salário, não é mesmo? Diante disso, é muito comum sentir vontade de competir por promoções ou cargos que ofereçam uma vida confortável.

E para se destacar no mercado de trabalho, conquistando novas oportunidades, é necessário ter contato com as pessoas certas.

Quando você cria uma rede de relacionamentos que seja significativa, você fica perto de pessoas que estão dispostas a te ajudar, trocar ideias, gerar negócios e incentivar o seu crescimento.

Atualmente, os empreendedores e empresários mais bem-sucedidos são os que possuem boas habilidades interpessoais, algo que lhes permite construir uma rede diversificada de contatos.

Então, você precisa ter em mente que gerir uma empresa de sucesso é um esforço coletivo que deve ter uma interação com uma variedade de pessoas, como investidores, funcionários, clientes, concorrentes, entre outros.

Porém, para garantir conexões que estejam dispostas a te ajudar a crescer, deve-se lembrar que ‘uma mão lava a outra’, ou seja, você também precisa saber como gerar valor para o seu contato, evitando ser a pessoa que só aparece quando precisa solucionar algo.

Ao obter um bom networking, você descobre quando e de quem receberá ajuda em determinados momentos do seu negócio. Além de compartilhar experiências e trocar ideias sobre as novidades do mercado.

E como construir essa rede de conexões?

Antes de construir a sua rede de contatos vantajosa, lembre-se que esse é um processo de longo prazo, portanto, é fundamental ser paciente, disciplinado e consistente.

Mapeie e avalie seus contatos

Primeiro, você deve fazer um mapa mental e listar as pessoas que você já conhece. Adicione seus amigos, conhecidos e outros contatos que estão sempre por perto, como colegas de trabalho, de curso, entre outros.

Mas, não precisa adicionar milhares de pessoas. Ao invés disso, dê prioridade para a qualidade que deverá ter a sua rede de conexões, algo que pode ser pequeno e significativo.

Para obter sucesso nessa parte, é importante remover os contatos que te procuram apenas quando precisam resolver algo, impor limites aos contatos que mais atrapalham do que ajudam, e identificar as pessoas com quem você pode contar e também ajudar.

Escolha os contatos mais importantes e adquira informações

Após identificar a sua rede, defina quais são as pessoas que você quer conhecer e procure informações sobre elas. Durante essa busca, descubra quais são as prioridades e tente identificar o que você tem a oferecer e como esses contatos podem te ajudar.

Algo que você também pode fazer é criar um perfil para essas pessoas, adicionando o contato (e-mail, telefone, Linkedin, etc), detalhes da vida profissional e pessoal.

Comporte-se bem diante dos seus contatos

A sua imagem é algo crucial, principalmente quando se trata de networking. Assim sendo, você precisa se apresentar e se comportar de maneira correta nas diferentes situações, evitando erros que possam diminuir as chances de ganhar uma boa conexão.

Participe de eventos

Outra dica para quem deseja ter um bom networking é comparecer a eventos. Essa é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e colocar em prática as suas habilidades de criação e de manter relacionamentos.

Então, busque saber ao máximo quais são os próximos eventos perto de você, que sejam do seu ramo de atuação e participe.

Mas, atenção: não vá às cegas! Antes, faça uma pesquisa online para saber exatamente qual é o público que frequentará o evento. É importante abordar, inicialmente, os participantes com mais relevância, ou seja, os palestrantes.

Procure manter o contato após evento

Conquistou novas e ótimas conexões? Muito bem! Agora, utilize a internet a seu favor para continuar o contato, fortalecendo assim esse novo relacionamento. Por exemplo, o Linkedin pode ser utilizado para uma troca relevante de informações com seus contatos profissionais.

Além disso, sempre que você achar algum conteúdo que possa ajudar a pessoa, envie-o e diga que lembrou dela na hora em que viu o material. Com certeza, sua conexão se sentirá valorizada com essa gentileza.

Agora que você já sabe qual a importância do networking, conte-nos se você já trabalhava com isso antes ou se ainda vai começar a usar essa técnica. Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =

 | 07 / 03 / 24
Naming Rights refere-se ao patrocínio de empresas, que pagam para terem seus nomes associados a estádios, arenas, eventos esportivos, entre outros. Entenda o impacto da estratégia!
Ler Mais
 | 15 / 02 / 24
O marketing médico envolve ações para atrair positivamente os pacientes, utilizando gatilhos mentais nas estratégias. Confira 4 gatilhos que podem ajudar nessa tarefa!
Ler Mais
1 2 3 18
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross