Apenas ter um site não é sinônimo de sucesso. O site precisa aparecer para receber visitas e dar retorno positivo, e para isso, você precisa caprichar na otimização do conteúdo e do site de um modo geral.
Confira algumas dicas para fazer a otimização do seu site e aumentar a sua prospecção.
1 - Crie um Conteúdo único – A pior coisa que você pode fazer em seu site é enchê-lo com conteúdo duplicado. Não copie nada de lugar nenhum, mas crie o seu próprio conteúdo. Você não vai alcançar destaque e prestígio se repetir o que alguém já falou. É preciso que você ofereça para seu visitante ou algo que ele ainda não viu, então, coloque a imaginação pra funcionar ou contrate alguém que crie o conteúdo para você.
2 - Tenha boas palavras-chave – As palavras-chave destacam e definem o conteúdo do seu site, elas apontam sua especialidade. Capriche em suas palavras-chave, mas tente ser criativo para ter destaque. Uma boa pesquisa ou uso de ferramentas adequadas, são fundamentais nessa identificação.
3 - Crie bons títulos – É essencial criar títulos relevantes em tudo no seu site. Desde o nome do seu domínio, as páginas e links, as imagens e as postagens, tudo precisa ter relação com o seu nicho, precisa conter as palavras-chave do seu site.
4 - Faça uma boa Meta Description – A meta descrição é aquela prévia do site que aprece nos resultados da busca. Muitas de suas visitas virão pelo Google, então, é importante que suas postagens e páginas tenham uma boa meta descrição, que nada mais é do que um resumo inteligente, uma frase atrativa que instigue o leitor a clicar em você e não no seu concorrente.
5 - URLs também são importantes – As URLs são importantes para o posicionamento do seu site e a aceitação da sua página. Não deixe as URLs com nomes estranhos como aquele que te mostrei nas imagens. Mude a URL para um nome que ajude a identificar o conteúdo da página e ainda insira uma palavra-chave para ela ser mais relevante nas buscas.
6 - Formate suas postagens – A formatação de uma postagem também influencia na otimização do seu site e ainda atrai ou não a atenção do visitante. Um conteúdo bagunçado fica poluído e confuso, e para que o visitante se sinta bem lendo o seu artigo e para que o Google entenda o seu site e o veja como relevante, organize a informação, insira imagens e use H1, H2, H3 e assim por diante.
7 - Abuse de imagens (boas) – As pessoas acedem muito ao contato visual, então, seu site precisa ter boas imagens. As imagens ilustram o conteúdo e ainda favorecem o seu site ser encontrado. Capriche na qualidade das imagens e use os formatos mais comuns (png, jpg e gif). Redimensione suas imagens antes de postar no site e também dê um nome para elas. Nunca poste imagens com nomes escabrosos, como 5t6sbsrseagerge54hvavh. O nome da imagem deve estar de acordo com o que ela representa ou com o conteúdo do artigo onde será inserida.
8 - Inclua Links Internos - Os links para dentro do seu próprio site enriquece o conteúdo, por isso, não deixe de relacionar artigos uns com outros, mas desde que falem sobre o mesmo tema para que essa linkagem seja relevante para o visitante e para o Google.
9 - Use links externos – Seu site precisa ser considerado como um especialista no nicho que você escolheu, então, é importante que você mostre para o Google que sabe do que está falando, que pertence a esse meio. Não se preocupe, não se trata de fazer propaganda dos outros, linkar para sites externos dá credibilidade para o seu site. Mas tenha em mente que é preciso linkar para sites respeitados e não qualquer blog de fundo de quintal.
10 - Mostre para o Google que você existe – Existem diversas ferramentas de suporte para os desenvolvedores de sites, então, usufrua delas. Para aparecer é preciso fazer como uma galinha: botar e gritar para todo mundo ficar sabendo. Se você ficar quieto em seu canto é mais complicado saber que seu site existe, por isso, use e abuse do Webmasters tools, do Google analytics, Google Plus e outras que você puder cadastrar seu site.