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5 Fatos sobre o Planejamento de Mídias Sociais

Atualizado em 20/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

As redes sociais parece que vieram para ficar, pelo menos durante um bom tempo, não é mesmo? E como o público está presente nesses espaços, as empresas precisam também estar ali e explorar esses canais com o intuito de expandir ainda mais a sua marca.

Mas quando se trata de usar essas plataformas para negócios não basta somente criar um perfil. É preciso fazer um planejamento de mídias sociais para que elas atendam exatamente ao que o negócio precisa.

Afinal, diversos objetivos podem ser alcançados por meio delas, por isso, listamos aqui 5 fatos que você precisa estar a tento na hora de usar as redes sociais com fins empresariais. Continue lendo e descubra o que é preciso fazer para marcar presença e alcançar excelentes resultados.

1. Você precisa conhecer o seu público

Não tem outro jeito. Para qualquer coisa que você vá fazer é essencial entender para quem está sendo feito. Sem conhecer o seu público é praticamente impossível elaborar uma campanha com boas estratégias e alcançar os resultados almejados.

Então, a primeira coisa que você precisa se preocupar é identificar quem se interessa ou precisa daquilo que sua empresa oferece. Não se esqueça de o processo de compra pode envolver personagens distintos, sendo:

  • quem escolhe o que será comprado;
  • quem influencia na compra;
  • o responsável pelo pagamento;
  • quem utilizará o produto/serviço.

Muitas vezes uma pessoa faz todos esses papéis, mas você precisa identificar isso com clareza, para saber qual será a melhor abordagem.

2. Identifique as necessidades e defina objetivos

Você pode alcançar vários objetivos com a ajuda das mídias sociais, então, para explorá-las da melhor forma possível é fundamental identificar as necessidades da sua empresa para definir seus objetivos e traçar estratégias assertivas.

Seu planejamento de mídias sociais pode ter foco em:

  • promover a presença da sua marca;
  • melhorar o atendimento ao cliente;
  • aumentar o número de vendas;
  • fidelizar clientes antigos;
  • aumentar o tráfego.

Para cada um desses objetivos é preciso uma abordagem distinta. Então, analise aquilo que precisa ser melhorado e foque nas técnicas e estratégias mais eficazes.

3. Depois escolha o melhor canal

Cada uma das redes sociais é indicada para um objetivo diferente em função das suas características. Por isso, depois de identificar as necessidades do seu negócio é hora de escolher a melhor plataforma para marcar a sua presença.

Facebook

É um excelente canal para fazer campanhas publicitárias porque ele permite segmentar o público e, em função de ser muito popular, favorece o alcance dos anúncios veiculados.

Instagram

Vem ganhando um grande destaque e cada vez mais usuários. É um ótimo local para promover o engajamento com a sua marca e afirmar a sua presença na internet, popularizando sua empresa.

Twitter

Ideal para troca de informações rápidas e divulgação, possibilitando alcançar o seu público por meio de hashtags e também menções diretas que ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente.

LinkedIn

Uma plataforma mais profissional, o Linkedin é ideal para posicionar a sua empresa em âmbito industrial e, por reunir muitos profissionais, também ajuda a encontrar talentos que tenham o perfil do seu negócio.

Google+

Excelente plataforma para colocar a sua empresa em evidência nas buscas da internet, porque ajuda a melhorar o posicionamento SEO dos conteúdos.

Pinterest

Ótima plataforma principalmente para quem trabalha com foco no público feminino, porque elas são a maioria nessa rede social. Ajuda a aumentar as vendas por causa da alta resolução das imagens que veicula, excelente para divulgar produtos.

4. É preciso produzir conteúdos interessantes para sua audiência

Divulgar inúmeros conteúdos por dia nem sempre é uma boa estratégia, porque na verdade você precisa de algo que atraia a atenção das pessoas e promova interação. Por isso, a coisa certa deve ser dita no momento exato para que as pessoas tenham interesse naquilo que foi divulgado.

Essas postagens precisam agregar algum valor para o seu público, devem estar de acordo com seus interesses e despertar o desejo de cumprir alguma ação, seja curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo fazer uma compra.

5. Você precisa analisar o desempenho das suas estratégias

O planejamento das mídias sociais é fundamental, no entanto, se você não analisar os resultados que foram alcançados não será possível saber se surtiu algum efeito. Então, preocupe-se também em observar se as suas estratégias permitiram chegar aos objetivos pretendidos ou se elas devem ser melhoradas.

Observe quais foram as publicações que tiveram uma melhor aceitação, o horário em que elas foram publicadas, o tipo de conteúdo que você veiculou, aquilo que promoveu mais interação, o que foi mais curtido, mais compartilhado, gerou comentários e discussões, aquilo que rendeu conversões, entre outros fatores importantes.

Cumprindo esses cinco passos você conseguirá fazer um excelente planejamento de mídias sociais e alcançará bons resultados. Mas nunca se esqueça de sempre analisar ao final de um período aquilo que foi alcançado, assim você poderá estar sempre melhorando as suas estratégias para ter um desempenho mais satisfatório.

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