Parece muito desleal, às vezes, disputar a audiência no YouTube com milhares de outros canais que oferecem, inclusive um conteúdo parecido com o seu. Mas acredite, seu canal no YouTube pode evoluir e ganhar mais seguidores engajados.
Para que isso seja real no seu negócio, é preciso, como sempre fazer as coisas do jeito certo, traçar estratégias e analisar resultados. Mas felizmente isso é fácil de ser feito no YouTube, tanto que com o tempo vai se tornar um hábito para você.
Veja nossas 5 dicas para aprimorar o seu canal do YouTube de forma simples, mas que vai aumentar o envolvimento das pessoas e fazer você se tornar conhecido e referência na sua área.
Índice
Vídeos muito longos oferecem dois grandes problemas para você: ou não serão visualizados por demorarem demais, ou as pessoas não vão assimilar quase nada.
Não tente falar tudo num vídeo só, divida em partes e crie vídeos com cerca de 1 minuto apenas. Isso vai garantir que 80% da informação transmitida seja assimilada. Já para vídeos com 2 ou 3 minutos de duração, o percentual pode cair para 60. Vídeos extensos, com 5 a 10 m, tem aproveitamento de apenas 50%.
E você também precisa considerar o suporte para idiomas em seu vídeo. Atualmente o YouTube oferece suporte para até 54 idiomas, então aproveite esse recurso para conquistar ainda mais o seu público.
Assim como os seus artigos possuem um CTA (Call to Action) ao final, os seus vídeos também precisam ter. Afinal, estamos falando de conteúdo de marketing que possui uma finalidade, então, o seu público precisa ser direcionado para o que você deseja que ele faça.
Seja ver outro vídeo, se inscrever no canal, compartilhar, acessar o site, enfim. Deixe a sua dica e instrução para que o engajamento seja maior, porque se um visitante gostou do que viu e receber um estímulo, ele vai concretizar uma ação. Só precisa de um incentivo!
Você precisa conversar com o seu público para que ele sinta a proximidade entre vocês e isso gere simpatia e uma relação de confiança. Isso vai se iniciar com os CTAs do vídeo e depois vai se estender nas respostas às dúvidas de seu público, aos pedidos e outras manifestações.
Crie e cultive esse vínculo com o público para que ele perceba que você realmente valoriza a sua audiência e que tem interesse real em ajudar e trazer soluções ou dicas para as pessoas.
Acredite, não adianta criar um vídeo fera, com um conteúdo excelente se a sua miniatura não corresponde à expectativa do seu público. Gaste um tempo para criar uma boa miniatura, pois aquelas que se destacam têm cerca de 154% mais de chances de serem clicadas por mulheres e 64% por homens, ou seja, uma boa média!
Comece testando isso, e veja se o engajamento dos vídeos com miniaturas personalizadas aumenta. Se o resultado for positivo para seu público, então, capriche e faça miniaturas perolizadas para todos.
Pode ser um desafio criar vídeos populares de acordo com o conteúdo que seu negócio precisa divulgar, mas é necessário fazer isso para ter um bom engajamento. Os formatos mais populares de vídeos são:
Isso vai te ajudar a conquistar seu público com situações inusitadas, informações úteis e outros temas que possam entreter. Uma ideia é “flagrar” um funcionário ou sócio cantando ou dançando sozinho, por exemplo.
A cada nova ação que você executar, não se esqueça de analisar os dados e observar o engajamento do público. Isso vai nortear suas ações de acordo com a preferência dele, para gerar um conteúdo cada vez mais atrativo.