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8 P´s do marketing digital: Como utilizá-los em sua empresa e área médica

Com a evolução da internet, a metodologia de marketing tradicional (4 P´s) se transformou e deu lugar a um novo método: os 8 P´s do marketing digital. Mas, como e em quais situações eles podem ser aplicados?

 É o que você vai descobrir no post de hoje! Continue nos acompanhando!

Afinal, o que são os 8 P´s do marketing digital?

Quem trabalha com marketing já conhece bem os 4 P´s de Kotler. Porém, com o surgimento e avanço da internet, além do produto, preço, praça e promoção, foram adicionados alguns outros fatores para garantir um plano de marketing mais eficaz.

Assim sendo, foram definidos como os 8 P´s do marketing digital: Produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance.

Cada um desses itens criados por Conrado Adolpho ensina a coletar os dados necessários, planejar a divulgação e aumentar a relevância de uma empresa na internet, independente do segmento. A seguir, explicaremos um pouco melhor cada um deles.

Quais são os 8 P´s de marketing digital?

Primeiro, vamos recapitular os 4 P´s de marketing que fazem parte de um conceito, na qual chamamos de Mix de Marketing ou Composto de Marketing. São eles:

Produto

O produto é o ponto de partida de uma estratégia de marketing, mais precisamente o que definirá o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Seja ele físico ou algum serviço, é necessário definir o nome, o conceito, suas funções, atributos e os diferenciais para não ser facilmente esquecido pelo público e atender as necessidades, ou seja, resolver um problema.

No caso da área médica, o produto é entendido como o serviço prestado por um consultório ou clínica.

As características são intangíveis e geralmente estão ligadas à experiência que o paciente tem quando entra em contato com esse serviço, até o resultado final que o tratamento proporcionou.

Preço

Representa o quanto você cobra pelos produtos ou serviços. Mas, esse P não indica apenas um valor monetário, e sim o que será agregado e perceptível.

Desta forma, então, você deverá pensar em quanto custará a fabricação, o valor para ser entregue e vendido, e o quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por esse produto.

E lembre-se que não adianta nada entregar um produto que é muito legal, mas que os consumidores não enxergam um grande valor e também não estão dispostos a pagar por ele.

Praça

Nada mais é do que inserir o seu produto ou serviço no mercado, abrindo caminho para que o cliente chegue até você.

É muito importante saber onde vive o seu público, bem como os estabelecimentos que ele frequenta, se prefere comprar online ou em lojas físicas, entre várias outras questões que envolvem a distribuição do produto.

Na área médica, esse é um P que envolve as características relativas à estrutura da clínica ou consultório.

Alguns fatores como a facilidade de acesso, limpeza e as condições da instalação poderão influenciar diretamente o paciente, caracterizando como uma boa ou má experiência.

Promoção

A promoção não significa exatamente uma liquidação ou descontos. Ela está diretamente relacionada com o marketing e a forma como o produto ou serviço será promovido.

Para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas, como por exemplo, quais os melhores canais de consumo, pontos de venda e meios de divulgação da marca.

E para respondê-las, você precisa saber qual é o seu público alvo, o que ele consome e de que maneira ele gostaria de saber sobre o produto ofertado.

Como quem não é visto, não é lembrado, os médicos podem tirar proveito da tecnologia e não depender somente do marketing boca a boca. Existem diversos meios que podem ser utilizados para destacar seu nome e sua marca, com menos custos.

Hoje em dia, os pacientes procuram um especialista no Google, sendo esse o maior aliado. Além disso, existem os sites, redes sociais e blogs, que também podem ajudar na divulgação.

Complementando os 4 P´s

Para formar os 8 P´s de marketing digital foram adicionados os fatores: Pessoas, processos, posicionamento e performance.

Pessoas

Saber onde sua marca será divulgada e como ela chegará ao público final é superimportante. Claro, isso depende muito do marketing, mas, o estudo de comportamento da sua persona também é essencial.

Falar de persona é como falar de um insumo, que possui grande importância para o seu negócio. E de nada adiantará comunicar o público alvo, sem entendê-lo bem.

Isto significa que atender bem é receber bem, ou seja, ouvir as necessidades e buscar melhores soluções, criando empatia com o público.

Na saúde, o diferencial está justamente no lado humano. Em geral, os pacientes estão fragilizados e querem se sentir bem recebidos, com a devida atenção e conforto.

Então, além de contratar funcionários que sejam eficientes, é importante buscar pessoas que saibam atender bem e demonstrem gestos de carinho no atendimento.

Processos

Esse é um P que representa os fluxos de trabalho, isto é, os procedimentos e metodologias que a empresa deve utilizar.

Aqui são analisados alguns aspectos. O primeiro é a importância dos processos para atender os clientes, deixando-os encantados e promovendo as melhores experiências.

Os processos também são considerados importantes internamente, ou seja, na decisão de quando e como realizar cada uma das tarefas.

Com relação aos consultórios ou clínicas, é essencial manter os processos bem estruturados, principalmente para controlar os pagamentos e acompanhar os procedimentos.

Posicionamento

Um pilar conhecido pela observação do ambiente onde o produto é vendido ou o serviço é prestado. É a maneira como a empresa vai interagir com o público.

No posicionamento, todos os aspectos anteriores são importantes, além da apresentação visual, insumos, equipamentos, entre outros. Nessa etapa, a empresa precisa saber como se posicionar estrategicamente.

Performance

Por fim, temos a performance, que também podemos chamar de produtividade e qualidade. Através deste item é possível analisar se a empresa está ou não obtendo sucesso.

É importante definir, como um primeiro passo, os KPIs (Key Performance Indicators) que são os indicadores que a empresa deve mensurar ao longo de cada ciclo, isto é, diário, mensal, entre outros.

Uma performance de qualidade é fundamental para qualquer negócio, e na saúde não é diferente, uma vez que ajudará a conquistar cada vez mais os pacientes.

Mas, deve-se lembrar que produzir mais não significa ser apressado. Neste caso, o objetivo é ser eficiente, garantindo que a consulta seja bem avaliada pelo paciente.

Agora, conte-nos: você já conhecia os 8 P´s de marketing digital? Já aplica em sua empresa? Deixe um comentário abaixo. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Nos vemos no próximo post. Até lá!

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