Bem amigos, o empreendedor normalmente resolve fazer um site porque precisa divulgar mais o seu produto, aumentar as vendas ou consequentemente as duas coisas, melhorando a divulgação vai vender mais.
Aí o pequeno empresário procura o “sobrinho do amigo” que é um menino “esperto de internet”, que fica o dia todo “mexendo” no computador para fazer o seu site.
Lógico que eu estou brincando, mas muitas vezes a procura se dá simplesmente pelo preço e o pensamento é simples: “Quando meu site estiver pronto eu vou vender mais”.
Infelizmente esse é o primeiro erro cometido na hora de montar um site, de criar uma posição na internet.
Sabemos que a internet é uma porta que se abre para milhares de consumidores, mas por outro lado esses consumidores tem a sua frente milhares de ofertas.
Um site precisa ser planejado de forma que ele atinja o seu consumidor no momento adequado. Essa é somente a primeira etapa, planejamento com muito foco no consumidor.
Nesse momento aquele modelo de site de alguns anos atrás não serve mais, está totalmente ultrapassado, um site não pode ser um cartão de visita com nome, endereço, umas fotos e o telefone da empresa, nem pode ser algo mirabolante, repleto de efeitos de flash, bolinhas reluzentes, estrelas piscantes........isso já foi!!!!
O primeiro ponto que temos que pensar é no usuário, ele precisa ser o foco do nosso planejamento, afinal, lembrem-se da ultima postagem quando falei sobre a importâancia do Google em organizar as informações da internet e sobre o seu princípio número 1: “Concentre-se no usuário e tudo mais virá”. Leia mais sobre isso em:
Mas voltando ao nosso usuário, hoje em dia quando nos deparamos com um problema, uma dúvida ou até uma doença a primeira coisa que fazemos é pesquisar no Google sobre o tema e eu duvido que você nunca tenha feito isso.
E nesse ponto chegamos ao ponto principal da postagem de hoje, conteúdo se torna importante nesse momento, afinal, o que você acha que o Google vai mostrar: o site com conteúdo realmente relevante ou aquele site cartão de visita ou repleto de luzinhas piscantes???
Não tem jeito, vivemos na era da informação e quanto maior for a qualidade dessa informação melhor será o posicionamento perante ao Google, não existe mágica do primeiro lugar, não existe o truque das palavras escondidas ou daquele “amigo do sobrinho” que sabe tudo de internet.
Amigos, acreditem: o Google é muito inteligente, seus algorítimos secretos varrem a internet através de seus robôs e cruzam milhares de informações. Com essas informações ele vai te mostrar o site que melhor tiver trabalhado o conteúdo daquela determinada palavra-chave pesquisada.
Conteúdo de qualidade vai gerar tráfego para seu site, seu produto ou marca vai ser mais conhecido e consequentemente você vai vender mais. Não tem segredo, pense sempre no seu cliente, ele é o que importa!