Você sabia que existe mais de um bilhão de sites na internet? E pode ter certeza de que muito dificilmente não há mais ninguém no mundo que atue no mesmo nicho que você. Ou seja, sempre há alguém na concorrência por tráfego.
Ganhar espaço na internet não significa apenas ter um site. É preciso que ele não seja mais um grão de areia na praia, e para isso, é fundamental que você dê a atenção para as estratégias de otimização de sites.
Neste post vou explicar para você como isso é importante e de que forma lhe ajuda a ter um diferencial para o seu concorrente.
Índice
Simplificando a resposta dessa pergunta, a otimização de sites faz com que a sua página apareça nos resultados de busca. O fato de você registrar um domínio e pagar um provedor não quer dizer que será encontrado por qualquer pessoa.
É claro que se ela digitar o seu endereço na barra do navegador aparecerá somente você. Porém, para quantos sites você costuma fazer isso? É muito raro, não é mesmo. Porque é mais comum que a gente opte pelos sites de busca para encontrarmos o que procuramos.
A otimização de sites possibilita que a sua página tenha algo diferente das demais, algo que chama a atenção dos sites de busca e faz com que eles a exibam para os internautas como um resultado da busca que fizeram.
Explicando de uma forma mais detalhada, imagine que você tenha uma loja virtual de sapatos. Não é só você que vende sapatos pela internet, certo? Existem muitos outros sites e lojas que também disponibilizam esse produto.
Mas se alguém digitar “sapato vermelho” na busca do Google, o que faz com que ele escolha algumas lojas para aparecerem no topo da lista, se todas vendem sapatos vermelhos? Essa é uma das estratégias da otimização de sites.
Trata-se de usar recursos ou configurações que fazem com que o seu site seja visto pelos motores de busca como uma referência, ou indicação, de confiança. O Google, e nenhum outro site, daria sugestões ruins ou erradas para as pessoas.
Então, o que seus robôs fazem é analisar os sites de acordo com aquilo que o internauta digita na busca. Aqueles que parecem ter mais autoridade no assunto, ganham destaque por serem relevantes. Isso significa que aparecem nos primeiros lugares do resultado.
Se você quer que sua empresa tenha destaque na internet, ou se deseja dedicar-se a um nicho digital, você precisa passar credibilidade. Mas isso não apenas para seus clientes e clientes em potencial, mas também para os grandes motores de busca.
A otimização de sites dá credibilidade para a sua página, dizendo para o Google que ali o internauta vai encontrar o que está buscando. É a otimização que pode lhe tornar referência em seu ramo de atuação.
O otimização de sites proporciona um diferencial para sua página. Ela sai do comum e se torna especial. São estratégias que te colocam a frente do seu concorrente, e acima de todos os milhares de sites que há no mundo.
Porém, lembre-se de que também não podemos faze o que todo mundo está fazendo. O ideal é que você otimize o seu site de forma que explore novos campos que os demais empreendedores digitais ainda não estão explorando.
É claro que o feijão com arroz do SEO é importante, mas não vivemos só disso, não é? Então, para que sua otimização seja mais eficaz, busque brechas e lacunas, faça o que não estão fazendo, teste, mude e aprimore.
Assim você conseguirá colocar a sua página numa boa posição do ranking de buscas e chamará a atenção desses grandes motores. Não se esqueça de que a otimização é seu passaporte carimbado para voos mais altos.