Cada detalhe é essencial para melhorar a otimização SEO de um site ou blog. E tudo precisa ser devidamente planejado para que a estratégia adotada possa favorecer o ranqueamento nos resultados de busca.
A meta descrição, por exemplo, nem sempre recebe a atenção que deveria, no entanto, essa pequena frase que utilizamos para fazer a descrição de uma página influencia de forma significativa os mecanismos de pesquisa. Ela tem o potencial de colocar os sites em posições muito mais altas.
Mas é claro que ela não pode ser escrita de qualquer forma. Existem algumas boas práticas que são essenciais para criar a meta descrição ideal, e é claro que nós vamos ensinar como fazer isso. Se você ainda tem dúvidas na hora da criação desse trecho tão importante, continue lendo o artigo e veja o que fazer para que sua meta descrição esteja perfeita.
Índice
Estamos aqui falando sobre ensinar a fazer a meta descrição perfeita, mas você sabe exatamente o que é isso? Como nem todo mundo conhece esse recurso, antes de deixar as nossas dicas e recomendações vamos explicar exatamente o que ela é.
A meta descrição consiste em fazer um pequeno resumo com até 155 caracteres que descreva o conteúdo de uma página. Ou seja, é uma frase curta e direta que faz a apresentação do conteúdo presente naquele link.
A meta descrição aparece nos resultados das buscas feitas pelos internautas, mas isso principalmente quando o termo pesquisado por eles está contido nesse pequeno resumo, ou seja, estamos falando da palavra-chave.
Sendo assim, essa descrição precisa ser muito bem elaborada para que ela seja relevante para os motores de busca e esteja de acordo com as pesquisas que o internauta venha fazer. Assim possibilitará que as suas páginas apresentem o melhor ranqueamento.
Isso porque o Google considera a taxa de cliques para saber se o seu site é de fato relevante. Então, quanto mais pessoas acessarem a sua página melhor será a sua reputação e, assim, você ganhará posições mais altas. Portanto, uma meta descrição bem feita é essencial e tão importante quanto fazer a otimização dos títulos e do conteúdo em si.
Como dissemos, para você criar a meta descrição perfeita é essencial que ela tenha algumas características para que sua estratégia esteja correta. Então, veja a seguir quais são elas e esteja atento quando for criar as suas.
É comum que o Google mude o tamanho ideal da meta descrição, no entanto recomendamos que você procure manter as informações principais em 155 caracteres. Isso garantirá uma mensagem curta, mas direta, que transmitirá para o internauta as informações que ele precisa saber, cumprindo o seu papel.
A meta descrição não foi feita para poetizar, ou seja, não tente escrever algo bonito, cheio de palavras difíceis, mas prefira uma voz mais ativa que de fato converse com o internauta. A mensagem precisa ser agradável, atrativa e instigante para despertar a curiosidade e estimular o clique.
Lembre-se de que a palavra-chave é o termo que faz a conexão entre o que o internauta pesquisa e o conteúdo da sua página. Portanto, se essa palavra estiver contida na meta descrição haverá maiores chances de o Google exibir o seu site ou blog nos primeiros resultados. Afinal os motores de busca entenderão que o seu link é interessante e convidativo.
Caso a meta descrição que você está criando seja para uma página de produto é interessante que acrescentar especificações relevantes para o internauta como o fabricante, o preço a versão entre outros. Inclua detalhes que possam influenciar a decisão do indivíduo para que ele clique em seu link.
Da mesma forma como acontece com conteúdos duplicados em um site, o Google não gosta de metas descrições que sejam iguais para várias páginas. Isso prejudica a experiência do usuário e não oferece uma descrição fiel para seus links. Portanto, evite a duplicação e muitas similaridades, preferindo sempre criar algo único.
Não é difícil criar a meta descrição perfeita. Você só precisa ter um pouco de criatividade e saber resumir em poucas palavras aquilo que o internauta deve saber sobre sua página. Seja curto e grosso, como se costuma dizer, mas faça isso com uma linguagem atrativa e instigante para despertar a curiosidade e atrair o público.