A embalagem é um dos grandes agentes de comunicação, e se tornou uma importante ferramenta de marketing. Mas, será que você sabe qual a importância da embalagem para aumentar a venda de um produto?
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Além de bonitas, as embalagens devem oferecer praticidade, e ao mesmo tempo, apresentar os atributos perceptíveis da marca.
De acordo com pesquisas, 76% dos lançamentos fracassam no primeiro ano, e a embalagem pode fazer muita diferença entre o sucesso e o fracasso do produto. Daí a importância da embalagem para aumentar a venda de um produto.
Desta forma, podemos dizer que, assim como oferecer segurança para quem utilizá-la, ela deve apresentar confiabilidade, afinal, ela é parte do produto, sendo percebida pelo consumidor.
Por isso, antes de desenvolver uma embalagem, você pode preparar um checklist com os pontos a serem considerados. Entre eles:
A embalagem será a responsável por criar uma ponte de comunicação entre a marca e o cliente. Ou seja, ela precisará transmitir a mensagem do produto, e ao mesmo tempo, se adequar ao público-alvo.
Uma embalagem bem produzida, por um bom designer, pode despertar uma relação com o consumidor, e consequentemente, aumentar o seu valor (e não o seu preço).
Isto significa que ter uma embalagem, com um bom apelo visual, pode ajudar muito a sua marca, principalmente quando a sua parte externa não é feita apenas com rótulos, mas sim com imagens que transmitem valores emocionais ao consumidor.
Desta forma, sua marca será lembrada mais facilmente pelos clientes, e conseguirá destaque diante dos concorrentes. Além disso, também existem outras funcionalidades para a embalagem. Confira a seguir!
Nos processos logísticos, a embalagem é essencial, pois quando ela é bem-feita, permite o aproveitamento de espaço. Assim sendo, ela auxilia na distribuição de mais produtos em uma mesma viagem.
Outra função da embalagem é proteger os produtos, garantindo que estejam apropriados ao consumo.
Além destas funções, a embalagem também ajuda a reduzir as perdas, e facilita o manuseio da mercadoria, além de garantir ganhos ambientais, como por exemplo, diminuir a quantidade de CO² na atmosfera.
Mesmo com boas ideias, muitas vezes, ainda será necessário procurar um profissional responsável pelo desenvolvimento da embalagem. Geralmente, uma empresa especialista neste assunto, que vai saber indicar as melhores cores, texturas e formato.
Por exemplo, a Etesco Embalagens, que fabrica embalagens de papelão nos mais diversos formatos e tamanhos. Se você deseja uma embalagem mais tradicional, ou aquelas que contam com impressão OFFSET, essa é uma empresa que poderá te ajudar.
Outra opção também seria fazer demonstrações grátis, para observar o feedback do público e suas reações diante de cada protótipo. A seguir, listamos 5 dicas para criar uma embalagem atrativa.
É importante criar embalagens com base em estudos profundos, relacionados com cor e tipologia. Isso ajudará o consumidor a associar a embalagem à sua marca.
A ousadia é uma chave para o diferencial. Isto é, os consumidores preferem os produtos com embalagens mais atraentes. Então, você pode usar isso para se destacar.
Você deve pensar também no formato ideal, que poderá agregar valor ao produto. Algumas embalagens de suco, por exemplo, que já vem com canudo, são adequadas aos hábitos dos clientes, pela praticidade.
Caso o seu produto apresente uma certificação orgânica, procure informar isso ao seu cliente.
Procure dar atenção à mensagem que a marca pretende transmitir, e destaque os benefícios deste produto. Isso ajudará a estimular a compra.
Esse é um fator essencial para que as embalagens da sua empresa se destaque no mercado, diante dos concorrentes.
Agora que você já sabe sobre a importância da embalagem para aumentar a venda de um produto, que tal investir em todas essas dicas?
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