Você sabe o que significa Business Intelligence (BI)? O termo, traduzido para o português, refere-se ao processo de junção, organização, análise e interligação de informações. O Business Intelligence é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para compreender o comportamento do consumidor moderno, mas não apenas os seus hábitos de consumo, também os seus valores, interesses, motivações e principalmente, as necessidades.
E qual seria a importância do Business Intelligence para as organizações? Elaboramos esse post para explicar melhor para você. Continue lendo!
Segundo os diretores de grandes empresas, a solução de Business Intelligence deve ser uma prioridade para o negócio, pois existe uma ampla necessidade de coletar dados encontrados em várias fontes, e de torná-los úteis.
Na prática, a aplicação do Business Intelligence visa integrar e automatizar a gestão de dados corporativos, pensando em fomentar um desempenho operacional de alto nível, que se baseia em informações confiáveis que o sistema fornece.
Com essa estrutura baseada em informações concretas, será possível criar as melhores estratégias de desenvolvimento para sua empresa, obtendo um conhecimento maior sobre seu desempenho.
Entre os benefícios que o Business Intelligence oferece, a mudança no mindset dos profissionais é justamente o principal.
Explicando melhor: em vez de um trabalho baseado no feeling, com riscos de dar tiros no escuro, os gestores poderão tomar decisões com base em dados confiáveis. E, além desta vantagem, existem outras que podemos destacar aqui:
Direcionamento de campanhas: Quando se trabalha com Business Intelligence, é possível definir campanhas para cada tipo de público, por meio de análise e cruzamento de dados.
Redução de custos: A partir do momento em que a sua empresa começa a trabalhar com os produtos corretos, com campanhas assertivas e com o foco no público certo, os custos passam a diminuir.
Identificação de produtos mais vendidos e menos vendidos: Esse é um fator muito importante para qualquer negócio, pois ajuda a compreender os motivos do alto ou do baixo número de vendas.
Vale lembrar que, o uso do Business Intelligence é uma forma de as empresas estarem à frente da concorrência, e de se conectarem e entenderem melhor o cliente, preparando o negócio para um mercado cada vez mais segmentado.
Por isso, se você ainda não aplicou o BI em sua empresa, procure parceiros que já utilizam, e que podem ajudar o seu negócio a melhorar a sua performance em vendas.