Já faz tempo que o marketing deixou de ser apenas um suporte para o setor de vendas. Hoje, toda empresa que busca crescimento e expansão no mercado precisa de um grande investimento em marketing digital, com uma boa estratégia, algo que seja ativo, atualizado, e que contribua com o seu crescimento.
Essa estratégia começa, justamente, com um plano de marketing, que será a base para as ações da sua equipe. Mas, você sabe como criar um plano de marketing de arrasador? Elaboramos um post para te ajudar a descobrir.
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Plano de marketing é um planejamento de ações de marketing de uma empresa, visando alcançar um determinado objetivo. Ele pode ser voltado para um produto específico, marca ou o serviço oferecido, e funcionará como um guia para as suas ações estratégicas.
Portanto, o plano de marketing pode ser considerado como uma ferramenta de gestão, para que a empresa mantenha um nível competitivo no mercado diante de seus concorrentes.
Deve-se levar em consideração o que o plano de marketing representa, ao criar o posicionamento da empresa. Além disso, é importante que todas as ações de marketing adotadas no plano sejam registradas, sendo positivas ou não, para criação de histórico.
Como um empreendedor, você precisa saber quais são as necessidades do seu público, o que eles estão desejando e quais são seus principais objetivos, por exemplo, o que consomem e o que fazem em seu tempo livre, além de vários outros fatores. Daí a importância de se ter um bom planejamento, pois ajudará a conhecer as principais características do seu público-alvo.
Uma vez estando familiarizado com as necessidades do seu público, é o momento de analisar os aspectos internos da empresa. Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT e entender quais são as condições que sua empresa oferece, se estão favoráveis para aproveitar as oportunidades do mercado, ou se não estão aptas para isso.
Assim como você avalia os aspectos internos dos seus negócios, é preciso analisar também os concorrentes. O intuito dessa análise é identificar quais são as oportunidades que eles não estão aproveitando, para que você possa atuar nesse mercado, ou seja, passar à frente da concorrência.
Conhecendo o cenário completo do seu negócio, você pode utilizar informações como o segmento que sua empresa pretende atuar e os produtos e serviços mais interessantes para lançar. Deve ser elaborado um cronograma com todas as ações a serem realizadas.
O monitoramento dos resultados talvez seja a parte mais importante da elaboração do plano de marketing, pois através dele você poderá criar uma rotina de verificação e desempenho dos seus negócios. Mas atenção! Você deve sempre utilizar indicadores de qualidade para monitorar essas informações.
Gostou das dicas? Que tal aplicá-las em seu negócio e elaborar um plano de marketing arrasador? Hora de colocar em prática!