Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Como criar uma meta descrição perfeita

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Cada detalhe é essencial para melhorar a otimização SEO de um site ou blog. E tudo precisa ser devidamente planejado para que a estratégia adotada possa favorecer o ranqueamento nos resultados de busca.

A meta descrição, por exemplo, nem sempre recebe a atenção que deveria, no entanto, essa pequena frase que utilizamos para fazer a descrição de uma página influencia de forma significativa os mecanismos de pesquisa. Ela tem o potencial de colocar os sites em posições muito mais altas.

Mas é claro que ela não pode ser escrita de qualquer forma. Existem algumas boas práticas que são essenciais para criar a meta descrição ideal, e é claro que nós vamos ensinar como fazer isso. Se você ainda tem dúvidas na hora da criação desse trecho tão importante, continue lendo o artigo e veja o que fazer para que sua meta descrição esteja perfeita.

O que é uma meta descrição

Estamos aqui falando sobre ensinar a fazer a meta descrição perfeita, mas você sabe exatamente o que é isso? Como nem todo mundo conhece esse recurso, antes de deixar as nossas dicas e recomendações vamos explicar exatamente o que ela é.

A meta descrição consiste em fazer um pequeno resumo com até 155 caracteres que descreva o conteúdo de uma página. Ou seja, é uma frase curta e direta que faz a apresentação do conteúdo presente naquele link.

A meta descrição aparece nos resultados das buscas feitas pelos internautas, mas isso principalmente quando o termo pesquisado por eles está contido nesse pequeno resumo, ou seja, estamos falando da palavra-chave.

Sendo assim, essa descrição precisa ser muito bem elaborada para que ela seja relevante para os motores de busca e esteja de acordo com as pesquisas que o internauta venha fazer. Assim possibilitará que as suas páginas apresentem o melhor ranqueamento.

Isso porque o Google considera a taxa de cliques para saber se o seu site é de fato relevante. Então, quanto mais pessoas acessarem a sua página melhor será a sua reputação e, assim, você ganhará posições mais altas. Portanto, uma meta descrição bem feita é essencial e tão importante quanto fazer a otimização dos títulos e do conteúdo em si.

As características da Meta descrição perfeita

Como dissemos, para você criar a meta descrição perfeita é essencial que ela tenha algumas características para que sua estratégia esteja correta. Então, veja a seguir quais são elas e esteja atento quando for criar as suas.

Limite-se a 155 caracteres

É comum que o Google mude o tamanho ideal da meta descrição, no entanto recomendamos que você procure manter as informações principais em 155 caracteres. Isso garantirá uma mensagem curta, mas direta, que transmitirá para o internauta as informações que ele precisa saber, cumprindo o seu papel.

Use uma voz ativa

A meta descrição não foi feita para poetizar, ou seja, não tente escrever algo bonito, cheio de palavras difíceis, mas prefira uma voz mais ativa que de fato converse com o internauta. A mensagem precisa ser agradável, atrativa e instigante para despertar a curiosidade e estimular o clique.

Acrescente a palavra-chave

Lembre-se de que a palavra-chave é o termo que faz a conexão entre o que o internauta pesquisa e o conteúdo da sua página. Portanto, se essa palavra estiver contida na meta descrição haverá maiores chances de o Google exibir o seu site ou blog nos primeiros resultados. Afinal os motores de busca entenderão que o seu link é interessante e convidativo.

Acrescente especificações técnicas

Caso a meta descrição que você está criando seja para uma página de produto é interessante que acrescentar especificações relevantes para o internauta como o fabricante, o preço a versão entre outros. Inclua detalhes que possam influenciar a decisão do indivíduo para que ele clique em seu link.

Crie descrições únicas

Da mesma forma como acontece com conteúdos duplicados em um site, o Google não gosta de metas descrições que sejam iguais para várias páginas. Isso prejudica a experiência do usuário e não oferece uma descrição fiel para seus links. Portanto, evite a duplicação e muitas similaridades, preferindo sempre criar algo único.

Não é difícil criar a meta descrição perfeita. Você só precisa ter um pouco de criatividade e saber resumir em poucas palavras aquilo que o internauta deve saber sobre sua página. Seja curto e grosso, como se costuma dizer, mas faça isso com uma linguagem atrativa e instigante para despertar a curiosidade e atrair o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

 | 20 / 11 / 24
Aprenda dicas de SEO para posicionar sua empresa nas primeiras páginas do Google e aumentar a visibilidade online.
Ler Mais
 | 17 / 07 / 24
Busca de imagens: veja estratégias eficazes de SEO para otimização de imagens e melhore a visibilidade online do seu site.
Ler Mais
1 2 3 12
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross