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Como tornar seu e-commerce numa marca de sucesso?

Atualizado em 14/01/2022
Tempo de leitura: 5 min.

Hoje em dia, fazemos quase tudo online, e isso inclui fazer compras. É por isso que nunca houve um momento melhor para o e-commerce.

Um e-commerce  oferece a oportunidade de construir sua marca, conectar-se a mais clientes e vender mais produtos. Mas, apenas se você tiver o design de site correto.

O design é fundamental na construção de um site de comércio eletrônico. Seu site não só precisa ter uma boa aparência e ser agradável para a marca, mas também precisa levar os visitantes do site a comprar seus produtos. 

Como você cria um design para  e-commerce que seja atrativo e ao mesmo tempo lucrativo ? 

Aqui vão nossas dicas de design de site de comércio eletrônico para levá-lo ao próximo nível (e vender uma quantidade absurda de produtos no processo):

1. Faça da marca uma prioridade.

Quando se trata de compras online, as pessoas querem comprar de marcas estabelecidas - não de sites de comércio eletrônico sem rosto que parecem um front-end tentando roubar as informações do seu cartão de crédito.

 Se você deseja construir a confiança necessária para vendas sérias em seu negócio de comércio eletrônico, deve considerar seriamente sua marca. Sua marca é semelhante ao DNA de seu negócio de e-commerce. 

Se você deseja obter o máximo do seu design de e-commerce, reserve um tempo para definir sua marca e, em seguida, incorpore essa marca em seu design. Pergunte a si mesmo: 

  • Se minha marca fosse uma pessoa, quem seria?
  •  Se eu tivesse que descrever minha marca em três palavras, quais seriam? 
  • O que torna minha marca diferente de outras lojas de comércio eletrônico? 
  • O que estamos fazendo melhor do que ninguém no mercado? 

Depois de saber quem você é, você pode trabalhar na marca de seu site de e-commerce . Isso ajudará a construir a confiança do seu público e a gerar vendas sérias no processo.

2.Pense como um visitante do site.

Se você deseja que o design do seu site de comércio eletrônico se conecte com o seu público, você precisa pensar como o seu público. No final das contas, existem apenas algumas coisas que seus clientes em potencial desejam para ter uma boa experiência em um site de comércio eletrônico:

Um site que seja fácil de navegar, bem projetado e que torne o processo de compra simples, direto e sem complicações.

Durante o processo de design, coloque-se no lugar do visitante:

  •  Qual é o layout mais fácil de navegar?
  •  Como você pode organizar seus produtos de uma forma que faça sentido para o usuário final? 
  • Como você pode simplificar o processo de checkout?

Quando você pensa como seu cliente, pode antecipar o que seu cliente deseja e, em seguida, projetar seu site para atender a essas necessidades.

3. Use as cores a seu favor 

Escolher cores para seu site de comércio eletrônico é mais do que apenas: "Bem, vermelho é minha cor favorita, então ... vamos torná-la toda vermelha!" A cor é uma ferramenta extremamente poderosa e, se você entende a psicologia da cor, pode usá-la a seu favor (e impulsionar algumas vendas sérias no processo). 

Cores diferentes podem inspirar sentimentos, emoções e ações diferentes nas pessoas, então se você deseja que seu site de comércio eletrônico seja convertido, você precisa usar essas inspirações de cores a seu favor. Por exemplo, se você deseja que as pessoas façam uma compra, torne o botão de compra brilhante como o vermelho. 

De acordo com a psicologia das cores, o vermelho inspira os sentimentos de entusiasmo e paixão que impulsionam os gastos - e pesquisas mostram que criar um botão vermelho pode aumentar as conversões em 34%. 

Se você quiser aumentar sua credibilidade, incorpore o azul em seu web design. O azul não é apenas uma cor universalmente apreciada, mas também demonstrou aumentar o senso de confiança, tornando-se um motivo para o mundo dos negócios (há um motivo pelo qual o azul aparece em mais da metade de todos os logotipos). A questão é que a cor é uma das ferramentas mais poderosas em sua ferramenta de design e, se você souber como usá-la, ela pode ter um grande impacto em seu design de comércio eletrônico.

4. Use imagens de alta qualidade 

 No mundo do web design, é do conhecimento comum que as imagens aumentam as conversões (por exemplo, um estudo de caso recente descobriu que incluir imagens mais relevantes em designs de sites aumenta as conversões em mais de 40%). E isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de e-commerce. Ninguém vai comprar um produto invisível. Se quiser que as pessoas comprem seus produtos, você precisa mostrar o que estão comprando com imagens de produtos de alta qualidade. 

Obter imagens profissionais de todos os seus produtos (e ter imagens de seus produtos de diferentes ângulos) ajuda muito a construir a confiança de seus clientes. Se estiverem confiantes de que sabem o que estão comprando, é mais provável que façam uma compra. Mas se não houver imagens do produto que desejam comprar (ou apenas uma imagem de baixa qualidade), eles se sentirão mais hesitantes em comprar - e suas conversões terão baixo resultado. 

Faça um favor a si mesmo e obtenha muitas imagens de alta qualidade do que você está vendendo em seu site de comércio eletrônico. Suas conversões serão gratas a você.

5. Descrição simples dos produtos

Você pode passar dias criando longas descrições de produtos em seu site de comércio eletrônico, mas temos novidades para você - ninguém vai ler. A pesquisa mostra que a maioria dos visitantes do site lê apenas 20% do texto em qualquer página da web. Em vez de ler o conteúdo por palavra, eles apenas examinam o texto em busca de informações importantes; portanto, se você quiser transmitir sua opinião , precisará tornar seu conteúdo rastreável. 

Descompacte o seu conteúdo - sejam descrições de produtos, postagens de blog ou a página Sobre nós - em um formato fácil de digitalizar. Use frases e parágrafos curtos, use negrito para chamar a atenção para informações importantes e use listas com marcadores para quebrar grandes blocos de texto. 

Quanto mais fácil for escanear seu conteúdo, maior será a probabilidade de seu público absorver suas mensagens principais e mais chances de você realizar uma venda.

6. Torne as categorias de produtos fáceis de navegar

Nada  acabará com uma venda mais rápido do que páginas de produtos desajeitadas. Se os visitantes do seu site precisarem clicar em dez menus diferentes antes de encontrar o produto que procuram, eles abandonarão imediatamente seu site e clicarão rapidamente no site de um concorrente. 

Faça suas categorias de produtos e páginas de produtos fáceis de navegar.  Torne mais fácil para seus clientes pesquisar produtos e filtrar produtos por coisas como cor, tamanho ou tipo de produto. Quanto mais fácil você mover suas categorias e páginas, mais fácil será para seus clientes encontrarem o que estão procurando e mais fácil será fazer uma compra.

Torne-o responsivo 

Atualmente o celular ultrapassou o desktop como a forma mais popular de navegar ... E isso inclui fazer compras. Se você deseja atrair clientes que procuram fazer compras em seus celulares ou tablets, você precisa ter certeza de que o design do seu site é totalmente responsivo. Alguns construtores de sites podem ajudar você  a criar um design mais responsivo. Veja aqui mais detalhes sobre tais serviços. Caso seu e-commerce não seja responsivo para dispositivos móveis, você não conseguirá convencer os valiosos visitantes móveis de que seu site está onde eles desejam comprar.

Projetar um site de comércio eletrônico pode ser assustador. Mas, agora que você conhece as melhores dicas de design de web para comércio eletrônico, você tem tudo que precisa para criar um site que não só tenha uma aparência incrível, mas também se transforme em uma marca e gera lucros.

 O que você está esperando? Use essas dicas para dar à sua loja online a reformulação que ela merece. Uma ótima loja online precisa de um ótimo web design.

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