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Conheça as etapas do método AIDA e saiba como implementá-lo

Atualizado em 12/09/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Para obter sucesso em vendas e tomar as decisões corretas, é necessário conhecer todo o processo pelo qual o cliente passará até o momento da compra. Para isso existe o método AIDA, que auxilia na criação de ações específicas para estimular a aquisição.

Você já conhece esse método? Se ainda não sabe como funciona e nunca utilizou em sua empresa, acompanhe o post de hoje para entender melhor!

Em que consiste o método AIDA?

O Método AIDA é caracterizado como a representação do ciclo em que o cliente está inserido, sendo muito utilizado por equipes de vendas e marketing para conduzir de maneira organizada as etapas do funil de vendas. 

Desta forma, temos 4 passos a serem seguidos, sendo eles:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Em outras palavras, serve como uma espécie de roteiro, ou seja, apresenta um começo, meio e fim. Também é responsável por auxiliar as empresas no contato com o cliente, sendo uma espécie de “guia” na jornada do consumidor.

Outro detalhe importante desse método é o comportamento do consumidor, sendo levado em conta a partir do estudo de suas necessidades, anseios e desejos.

As 4 etapas do método AIDA 

Conforme dissemos, o método AIDA representa um processo de quatro etapas, frequentemente utilizado em marketing e publicidade para criar campanhas eficazes e persuasivas. As quatro letras representam as seguintes fases:

Atração 

Nesta fase, o objetivo é chamar a atenção do público-alvo. Isso é feito através de elementos como o título e a imagem, que devem ser impactantes, sendo uma abordagem inicial que desperte o interesse do espectador.

Interesse

Uma vez que a atenção do público tenha sido conquistada, a próxima etapa é manter seu interesse, algo que envolve oferecer informações relevantes e específicas sobre o produto, serviço ou mensagem que está sendo promovida. É importante destacar os benefícios e soluções.

Desejo 

Aqui o objetivo é fazer com que o público queira adquirir o que está sendo oferecido. Desta forma, benefícios exclusivos podem ser destacados, mostrando como o produto ou serviço pode resolver um problema específico do cliente, além de depoimentos de consumidores satisfeitos para criar a confiabilidade.

Ação 

A última etapa do método AIDA é incentivar o público a realizar uma ação específica, como fazer uma compra, se inscrever em uma newsletter, solicitar mais informações ou entrar em contato com a empresa. Isso geralmente envolve um call to action (CTA) claro e direto.

Como implementá-lo em sua empresa? 

Já explicamos o conceito e você conheceu cada uma das etapas do método. Agora, é o momento de saber de que maneira ele pode ser implementado em sua empresa. 

O método AIDA pode estar associado ao funil de vendas, mais precisamente ao topo do funil, quando é importante chamar a atenção do cliente. 

No meio, deve-se despertar o interesse e criar o desejo de compra do produto ou serviço. E ao fundo, temos uma chamada para a ação.

Essa é uma associação bastante utilizada no mercado, tanto no marketing quanto na área de vendas. 

Também podemos destacar o copy AIDA, isto é, o conteúdo que será voltado para vendas, muitas vezes, em uma única campanha. São várias formas de criar o copy de vendas, como landing pages, e-mail marketing, newsletter e posts nas redes sociais ou blogs. 

Comente abaixo o que acha do método AIDA e se gostou do conteúdo, aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

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