O E-mail Marketing é caracterizado como o uso de e-mails em campanhas de marketing digital, visando criar ou fortalecer o relacionamento do cliente com sua empresa/marca.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e destacar as principais ferramentas de e-mail marketing. Acompanhe!
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Imagine coletar, aumentar e fidelizar a sua base de clientes em potencial por meio de conteúdos de qualidade, com abordagens específicas? O E-mail marketing é justamente responsável por isso.
E ele apresenta um grande destaque, não apenas por ter um ótimo-custo benefício, mas por ser fácil de criar e de manter, além de ser um elemento bastante eficiente quando o assunto é funil de vendas.
De acordo com estudos realizados pela Smart Insights, o E-mail marketing tem uma taxa de conversão de aproximadamente 2,3% quando comparado com as redes sociais, com 1%.
Isso significa que, quando a sua empresa não investe tempo e recursos na criação de uma estratégia como essa, ela corre o risco de perder oportunidades e até mesmo melhorar o relacionamento com o público.
Outro motivo para utilizar o E-mail marketing é o fato de ele ser uma fonte de comunicação mais acessível na internet.
Não são todos os usuários que sabem como ele funciona, ou não se identificam. Mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas ainda abrem seu e-mail para dar uma olhada.
Também podemos destacar como ponto positivo a escalabilidade, pois o conteúdo pode ser enviado para diversos destinatários por um baixo custo.
Segundo o Marketing Charts, um usuário comercial recebe até 15 e-mails por dia. Porém, para fazer com que o seu público ou cliente abra o conteúdo, é preciso saber construir um bom e-mail.
Desta forma, então, podemos dizer que um E-mail marketing de qualidade deve ter um objetivo claro e segmentar o seu público.
Mas então, o que se deve considerar na hora de construir um E-mail marketing? Vamos listar abaixo.
É fundamental saber o que a sua persona gostaria de receber nos e-mails, para adaptar a campanha e o conteúdo.
Engajamento ou cliques? Esse é mais um fator que deve ser considerado. Para cada um dos e-mails enviados, é importante ter um objetivo em mente.
Os clientes devem se cadastrar na lista de e-mails da sua empresa para assim receber seus conteúdos.
Antes do envio, deve-se ter um cronograma e avisar o público com antecedência para que eles já fiquem à espera.
Chegamos ao assunto que trataremos a seguir.
Na maioria das vezes, quando a lista de e-mail começa a crescer, acaba sendo mais difícil enviar milhares de mensagens todos os dias. Mas, com o uso da ferramenta certa, existe a possiblidade de simplificar todo o processo, mantendo a produtividade.
As ferramentas de e-mail marketing são softwares que ajudam a alcançar um resultado melhor na campanha. Basicamente, com uma ferramenta de e-mail marketing é possível gerenciar e controlar de maneira efetiva o seu público via e-mail.
Muitos desses softwares também darão insights sobre como melhorar o desempenho do seu conteúdo, mostrando quem abriu o e-mail e quem clicou no link.
Alguns são pagos, porém muitos possuem períodos de teste grátis. Abaixo, destacamos as melhores.
O MailChimp é muito popular, sendo um software utilizado por milhões de empresas que enviam diariamente e-mails. O Plano Premium MailChimp tem um valor inicial de US$10/mês.
Ele é bem mais do que um serviço simples. Ele te mostra insights baseados nos dados das suas campanhas, oferecendo um feedback personalizado.
É possível utilizar a marca gratuita, listando até 2.000 inscritos e enviando 12.000 conteúdos por mês.
Você pode começar a utilizar com o seu público enviando uma mensagem de boas-vindas automatizada. E a sua base de dados também estará disponível, permitindo o envio de uma mensagem em datas sazonais.
Embora tenha recursos avançados, essa ferramenta de automação é um pouco mais limitada. Com o plano básico, só é possível utilizar formulários de inscrição online e adicionar campos para obter mais informações.
Mas, você pode criar do zero um formulário ou usar os templates que a ferramenta fornece, personalizando e ajustando o que for preciso.
A versão gratuita fica disponível apenas 14 dias, depois disso o plano básico gira em torno de US$ 15/mês. Caso você prefira os recursos mais avançados, pode assinar o plus de US$ 70/mês.
Ferramenta brasileira completa de automação de marketing, que conta com mais de 20 mil usuários, sendo líder desse segmento no país.
Ela permite a criação de campanhas de marketing com modelos prontos, utilizando um editor com recurso arrasta e solta, para você personalizar suas campanhas e deixar com a cara da empresa.
E pode ir além: no RD Station você consegue entender quem são os seus contatos separando-os em grupos e criando mensagens personalizadas para serem enviadas na hora certa.
Se assinar o plano light, poderá fazer disparos e sequências de e-mails, por meio de automação básica, além de fazer a gestão, importação e segmentação de lista de contatos.
Essas são as principais ferramentas de e-mail marketing e o que cada uma delas consegue oferecer para sua empresa. Gostou do conteúdo? Comente abaixo.
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