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Conheça o marketing 4.0 e suas estratégias

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O modo tradicional de fazer marketing todo mundo já conhece. Porém, a distribuição de panfletos, os anúncios em revistas, jornais e outros meios de comunicação precisam ser complementados pelas estratégias do marketing 4.0.

Esse termo foi utilizado por Philip Kotler em uma de suas publicações para se referir ao marketing digital. Ele também fala sobre o que os consumidores estão procurando atualmente, afinal, mais do que produtos ou serviços eles querem informação, soluções e uma relação mais próxima com as marcas que utilizam.

É fato que a internet vem crescendo cada vez mais, bem como seus usuários ativos aqui no Brasil. Por isso, o marketing 4.0 é essencial para todas as empresas atualmente. Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre ele, os efeitos apontados por Philip Kotler e ainda apresentar algumas formas de aplicação desse marketing em seu negócio. Acompanhe e veja como ter mais sucesso!

O que é o marketing 4.0

O surgimento da internet trouxe diversas mudanças, inclusive no comportamento do consumidor. Hoje, as pessoas procuram por suas empresas e marcas preferidas no meio virtual, além de também buscarem soluções, informações e opções nesse espaço.

Por isso, é essencial que as empresas que desejam continuar competitivas no mercado marquem presença na internet, o que é feito de diversas maneiras, inclusive, adequando as campanhas de divulgação utilizando os recursos do marketing 4.0.

Esse é o termo que está sendo empregado para se referir ao marketing digital, aquele que utiliza esses canais digitais e virtuais para atingir o público-alvo de uma determinada empresa. O intuito não é apenas oferecer serviços ou produtos, mas tornar o relacionamento com o consumidor mais humano e próximo.

Para isso, são consideradas questões diferentes, como a necessidade de buscar uma solução imediata, o desejo de informações, as transformações sociais, tendências, entre outros. Assim, conseguimos chegar até o cliente ideal no momento certo, oferecendo para ele exatamente o que precisa e ainda trabalhando sentimentos e emoções.

Philip Kotler também aponta três efeitos do marketing 4.0, os pontos principais que ajudam a nortear as estratégias utilizadas. Veja a seguir quais são.

Google

Essa empresa com presença mundial é aquela mais utilizada pelos internautas para fazer pesquisas. Cada vez mais os seus buscadores estão sofisticados e exigentes, os algoritmos varrem os sites da internet em busca daqueles que apresentam informações adequadas e relevantes.

Por isso, é fundamental criar conteúdos de qualidade para o usuário, mas que tragam técnicas que otimizem esses conteúdos por meio de boas práticas de SEO, que ajudam a frisar o quão relevante é o material produzido.

Redes sociais

Além de conectar pessoas, as redes sociais permitem uma interação maior entre as empresas e o seu público-alvo, melhoram a visibilidade da marca no meio virtual e tudo isso com investimentos muito pequenos.

Essa interação é importante para que as pessoas se sintam mais próximas das empresas, mantendo um relacionamento humano com essas marcas. Isso melhora a imagem do negócio, cativa e fideliza o cliente, além de tê-lo como parceiro na hora de fazer a divulgação, já que ele compartilha os conteúdos.

Serviços

No que se refere aos serviços, encontramos as possibilidades para expandir a presença de uma empresa na internet. São aplicativos e empresas on-line que ajudam a fazer a conexão delas com os consumidores, como o iFood, Spotify e Netflix.

Representam uma grande estratégia, porque além de permitirem um contato mais dinâmico e próximo com o consumidor, facilitando a busca deles por soluções, ajudam a reduzir custos no marketing e divulgação das empresas.

Dicas para aplicar o marketing 4.0 em sua empresa                        

Como você viu, o marketing 4.0 consiste basicamente em explorar as opções oferecidas pela internet para se aproximar do consumidor. Porém, não somente oferecendo produtos ou serviços, mas preocupando-se em levar para ele conteúdos de qualidade e relevantes, que o atraiam para perto da sua empresa e despertem seu interesse de compra.

Existem diversas formas de fazer isso, e todas representam excelentes estratégias para você abraçar também essa fatia de mercado. Veja a seguir algumas dicas que podem ser aplicadas facilmente.

  • conheça seu público alvo e a linguagem que melhor se adéqua a ele;
  • tenha um site que se adapte aos dispositivos móveis;
  • crie conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público;
  • mantenha perfis nas redes sociais e faça postagens frequentes;
  • interaja com o público pedindo sugestões e respondendo comentários;
  • mantenha os dados da empresa atualizados na internet;
  • invista em soluções que melhorem a experiência do consumidor;
  • procure humanizar sua marca e o atendimento, para que o cliente perceba está lidando com pessoas e não máquinas.

Não se preocupe se isso parece ser muita coisa agora no começo. Você pode contar com empresas especializadas em marketing 4.0 para criar campanhas que estejam adequadas ao seu negócio e público-alvo. O importante é estar presente na internet, afinal, o seu cliente em potencial também está ali e, se não encontrar você, dará preferência para o seu concorrente.

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