Já imaginou viver em um mundo onde suas experiências de compras, entretenimento e viagens combinam com uma realidade virtual? Essa é a função do metaverso, um tipo de universo virtual que vem ganhando destaque nos últimos meses.
Mas, qual a relação do marketing digital com o metaverso? No post de hoje, vamos explicar um pouco melhor. Continue nos acompanhando!
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Com o passar do tempo, vão surgindo novas tecnologias e consequentemente, novas tendências. Um dos maiores exemplos são as redes sociais, que revolucionaram alguns hábitos e costumes.
Outro exemplo foi o WhatsApp, responsável por uma redução de custos e pela facilidade na comunicação, algo que antes não era possível.
Por sua vez, o metaverso, através de tecnologias como a realidade virtual ou aumentada, inteligência artificial, internet e dispositivos digitais, consegue criar uma nova realidade.
Mesmo sendo uma ideia em construção e tendo destaque em uma das apresentações do Mark Zuckerberg sobre as novidades do Facebook, o conceito foi sugerido pela primeira vez em 2015.
Para esclarecer um pouco melhor, podemos citar o universo dos games, onde é possível criar avatares e interagir com outros jogadores, criando assim uma realidade virtual completamente paralela.
Porém, o metaverso não foca somente no entretenimento. A ideia é que ele possa abranger todos os aspectos da vida, incluindo atividades do dia a dia, como pagar as contas do banco ou fazer compras.
Basicamente, as pessoas passarão a interagir com a realidade virtual de maneira ativa, como se de fato estivessem no local fisicamente.
O marketing é uma área que está sempre acompanhando as transformações da sociedade. Isso significa que, qualquer mudança que exista no comportamento social, determina as estratégias de uma empresa para conectá-la aos consumidores.
Após o surgimento da internet, que passou a integrar nossas vidas, surgiu uma nova era na tecnologia: a chamada era digital. Assim sendo, o marketing digital passou a ser utilizado para a comunicação com o público através das redes sociais, e-mails, blogs, entre outros, sendo uma abordagem mais interativa.
Agora, vamos imaginar que a fronteira que existe entre o online e o off-line desapareça, e a vida digital tenha uma importância maior do que a presencial. Obviamente que o marketing também terá que se adaptar a essa possível mudança.
É aí que entra o Metaverso. Com ele, as empresas serão desafiadas a fazer marketing através de novos canais, tecnologias e equipamentos, considerando novas formas de abordar o consumidor.
Se hoje vemos que as marcas precisam de interatividade com o público nas redes sociais, o metaverso exigirá que elas sejam imersivas. E o que isso quer dizer?
Uma experiência imersiva é caracterizada como qualquer ação de uma marca, visando a criação de um ambiente ilusório e inédito para atrair a sua audiência.
Na prática, isso pode ser feito de diversas formas, mas que ainda precisam ser mais exploradas.
Ainda assim, temos alguns exemplos de marcas que já estão seguindo esse caminho, com a criação de brand de personas, iniciado pela Lu do Magalu.
Logo, essa ação inspirou o Baianinho da Casas Bahia, a Nat da Natura e a Rennata da Renner, que inclusive já deu entrevista como se fosse humana.
Por sua vez, a apresentadora Sabrina Sato criou a Satiko, influenciadora digital que só existe ali, no mundo virtual.
A conclusão a que chegamos é que, em breve, poderemos interagir com essas personas de marcas ou influenciadores que só existem digitalmente.
E para as empresas/marcas, essa será uma mudança desafiadora e uma grande oportunidade de fazer o público interagir de um jeito bastante inovador.
Agora, conte-nos: O que você acha do metaverso? Acredita que ele pode revolucionar o marketing digital?
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