Os 4 p´s de marketing podem ser considerados como a base de uma estratégia de marketing, sendo capazes de garantir o sucesso e conquistar o público-alvo desejado. Basicamente, envolvem variáveis que podem ser controladas, e assim influenciar a resposta do consumidor diante de sua marca. No post de hoje, vamos falar mais sobre este conceito. Continue nos acompanhando!
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Conhecido também como Mix de marketing, os 4 p´s envolvem um conjunto de ferramentas para ajudar a alcançar uma ou até mais estratégias de uma empresa. Em geral, os 4 p´s de marketing são responsáveis por garantir resultados positivos de uma empresa no mercado onde está inserida, fazendo parte de um planejamento.
Quando falamos em 4 p´s de marketing, de imediato associamos ao autor Philip Kotler. Isto porque, apesar de o composto não ter sido criado por ele, foi através dele que se tornou mais conhecido e divulgado, mostrando sua importância para as empresas.
Inicialmente, as empresas devem analisar cada conceito de forma separada, para então trabalhar resultados em conjunto. Assim sendo, quando as quatro ferramentas andam juntas, e são direcionadas para o público-alvo correto, a estratégia sairá como foi proposta no plano de marketing.
Isto significa que, ao criar um determinado produto, é necessário saber quem é a pessoa que irá consumi-lo. Além disso, o preço precisa estar de acordo com o mercado, e o local de vendas deve estar onde esse consumidor se faz mais presente. Desta forma, finalmente, você poderá trabalhar na divulgação, deixando claro o que é o seu produto.
A seguir, vamos listar e analisar o Mix de marketing. Lembrando que são eles:
Apesar do primeiro P ser caracterizado como produto, aqui também entram serviços. Assim, este pilar do marketing engloba muito mais do que aquilo que é comercializado. Neste caso, envolve tudo o que é oferecido para o cliente, e está relacionado ao seu produto ou serviço.
Dentro deste item, então, deve-se responder às seguintes perguntas:
Para responder todas essas perguntas, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo, e entender também quais os atributos mais valorizados por eles, que muitas vezes são ignorados pela concorrência.
O preço engloba o valor que o seu cliente estará disposto a pagar pelo produto da sua marca. Ou seja, pela mudança ou solução que ele pode proporcionar. Com certeza, esse é um dos 4 p´s de marketing mais importantes, por ser o responsável pelo retorno financeiro da empresa.
Você deve pensar que o seu cliente não pode ver seu produto apenas como mais um no mercado. Esta é a razão pela qual o P de produto deve ser estudado com mais calma, antes de decidir o preço que será aplicado.
Essa é a única ferramenta do Mix de marketing que gera receita, ou seja, ela também precisa ser pensada com cuidado. O preço deve cobrir os custos gerados na produção, incluindo a mão de obra, que precisam estar de acordo com a média do mercado onde a empresa está inserida.
Além disso, é necessário levar em conta o público-alvo, e a forma como ele percebe o valor do produto. Isto é, quanto o cliente estaria disposto a pagar, uma vez que, se o seu produto for apenas mais um, e não criar um desejo, o cliente pode apostar no concorrente, que oferece pelo preço mais baixo.
Mais do que calcular tudo o que é gasto nesse processo, é preciso levar em consideração o valor agregado que o produto tem. O que irá muito além dos benefícios concretos ou mensuráveis.
O P de praça pode ser chamado também de Ponto de venda, ou canal de distribuição. Isto é, o local que a empresa coloca à venda seus produtos/serviços, e que consumidor terá contato.
Atualmente, a praça não se resume apenas a um único local ou ambiente físico. Quem vende produtos pela internet, em redes sociais ou site como sendo o principal ponto de venda.
É exatamente neste local que a venda acontece, onde existe a troca do produto pelo valor que foi determinado a ele, além do contato com o público-alvo que deseja receber. Este é o lugar que o cliente procura quando deseja satisfazer seu desejo ou necessidade em adquirir aquilo que foi oferecido pela sua empresa.
A praça não leva em cota apenas o espaço disponibilizado, mas também a logística, como se encontra a visibilidade do produto e sua distribuição. Ou seja, reposição é algo levado em conta.
O último P dos 4 p´s de marketing é a promoção, que engloba as ações relacionadas com a divulgação e comunicação do produto até chegar ao público-alvo. Existem pessoas que acreditam que o P de promoção envolve somente descontos em vendas.
Na verdade, a promoção vai além disso. Geralmente, os descontos estão inclusos no P de promoção, e são aplicados em ações de conhecimento de um novo produto, para que entre no mercado. Ou ainda, quando o ciclo de vida está no fim, para limpar estoque.
As principais questões a serem respondidas, em termos de promoção, são:
- Como os concorrentes promovem os produtos deles?
- Seu mercado é sazonal?
- Quais os melhores canais e ações de relações públicas para apresentar as ideias para seus clientes?
- Quando e onde divulgar?
Outro aspecto muito importante, que você deve levar conta, é a voz e o tom que a sua empresa está usando. A comunicação deve ser mais despojada ou séria? Formal ou informal? Tudo isso dependerá das suas personas, que serão definidas durante a elaboração do plano de marketing.
O Mix de marketing auxilia a empresa a identificar o que o cliente deseja e precisa, aplicando as estratégias criadas no plano de marketing, de forma que fique claro para o cliente que o seu produto, ou serviço, é exatamente aquilo que ele procura.
Com forme já dissemos anteriormente, os 4 p´s de marketing são essenciais para toda e qualquer empresa. Portanto, essa estratégia não deve ser vista como algo dispensável, ou que não merece atenção. O bom uso dessa ferramenta pode ser a garantia de sucesso da empresa dentro do mercado onde ela está inserida.
E você, qual a sua opinião sobre os 4 p´s? Conte-nos nos comentários e compartilhe o conteúdo!