Para conseguir driblar a concorrência existente no mercado, é necessário que as empresas apostem em algo diferente. Foi assim que surgiu o infográfico. O infográfico, além de gerar três vezes mais engajamento, ainda mais quando se trata de compartilhamentos, é uma das métricas mais importantes, utilizada para aumentar o alcance orgânico a cada nova publicação.
Elaboramos um post para que você entenda melhor como funciona o infográfico, e possa apostar nesse formato de publicação para engajar o seu público e aumentar o número de leads. Continue lendo!
Índice
O infográfico é uma compilação de imagens e textos, com o objetivo de resumir o conteúdo para o público, e simplificar as informações de modo a facilitar a visualização. Portanto, essas informações devem ser simples, sucintas e beneficiar o leitor com o que é realmente importante. E você sabe como o infográfico pode ser utilizado? A seguir, mostraremos alguns exemplos.
No atual cenário do marketing de conteúdo, o storytelling é considerado um oásis, pois contar histórias pode levar a empresa a ter grandes resultados. Elas poderão representar a humanização da empresa, ou ainda demonstrar pequenos detalhes do dia a dia dos colaboradores através de uma linha do tempo, por exemplo.
Os infográficos comparativos estabelecem um parâmetro entre dois objetos, sendo um produto ou serviço, sendo vantagens entre planos de contrato ou simplesmente resultados de diferentes táticas. É recomendado quando o objetivo é mostrar os benefícios de algo que sua empresa está oferecendo, e mostrar claramente que ela é superior.
O mais comum dos infográficos talvez seja esse, o analítico, que tem a função de oferecer dados para o público. Por exemplo, aquela pesquisa que você fez, sobre o mercado onde sua empresa está inserida. De lá você poderá extrair as informações mais importantes, e divulgá-las num formato de imagens e de números.
Com o crescimento do mundo digital, foram surgindo novas mídias, e com elas os infográficos, que também tomaram formas e novas plataformas. Com isso, é possível explorar diferentes recursos, para transmitir da melhor forma possível a informação.
Existem alguns tipos de infográficos que listamos aqui, sendo eles: os estáticos, os interativos, o emocional, a imagem, e o infográfico animado.
São os infográficos mais fácies de serem encontrados, mas isso não significa que sua elaboração seja menos trabalhosa, uma vez que, quando o infográfico é apenas uma imagem estática, é ainda mais desafiador expressar as informações, e os dados precisam estar bem organizados. Por isso, em um infográfico estático exige bastante texto.
Esse é um tipo de infográfico que exige um nível técnico avançado, pois envolve animação e conhecimento em programação. Ele deverá ser algo manipulável pelo usuário, de forma que ele consiga “percorrer” todo o infográfico por conta própria, chegando às informações.
Atualmente, uma das melhores formas de viralizar na internet é mexendo com o lado sentimental das pessoas. Por exemplo, relembrar algo do passado, algo que remete à nostalgia.
Conhecido também como fotográfico, esse é o tipo de infográfico usado quando as imagens são mais importantes do que o texto, ou seja, elas falam por si mesmas.
Este tipo de infográfico pode ser utilizado em formato de GIF e incorporado em formato de vídeo nas páginas de um blog, acrescentando a parte fundamental: o áudio. Isso facilitará a compreensão do conteúdo e interação entre os elementos.
Você já deve ter percebido que os infográficos são engajadores e facilmente consumíveis, ou seja, é fácil concluir que o seu uso possui grande importância no momento de gerar leads. Basta apenas pensar quando os usuários são convertidos.
Geralmente, isso acontece a partir do momento em que sua empresa é uma autoridade em um determinado assunto, e pode oferecer algo para outros profissionais.
Portanto, utilizar esses recursos visuais e textuais e misturá-los numa publicação, é um ótimo meio de alcançar leads e fazer com que eles se aproximem da sua empresa.
Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre os infográficos e seus benefícios, que tal criar usar a criatividade para aumentar o seu número de leads?