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Inteligência Artificial e Marketing: Qual a relação entre ambos?

Atualizado em 13/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo digital está sempre em expansão. Uma prova disso é a inteligência artificial, descrita inicialmente apenas como uma tarefa realizada por uma máquina e que hoje auxilia grandes empresas. Até parece algo incomum, mas inteligência artificial e marketing podem caminhar lado a lado.

E como isso funciona na prática? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Fique conosco para conferir mais detalhes!

Inteligência artificial: o que é?

A inteligência artificial possui relação ou simula a inteligência humana, porém a ação é feita por meio de mecanismos ou softwares, auxiliando também em campos de estudos científicos. 

Os bots de atendimento são as formas mais conhecidas e ‘visíveis’ de inteligência artificial, que são caracterizados como robozinhos dentro de um blog, por exemplo, se resumindo a uma das maiores vantagens da IA, que assim consegue liberar os humanos para a resolução de outros tipos de problemas.  

Outro exemplo que podemos destacar é o Google. Isto porque esse é um site que abrimos todos os dias, buscamos algo com palavras-chave e assim recebemos uma lista com vários sites (os melhores no ranking) em um curto espaço de tempo.    

Isso ocorre justamente por conta dos robôs que fazem uma busca geral entre os trilhões de páginas existentes e selecionam aquelas que têm relação com o que foi pesquisado. 

Basicamente, a inteligência artificial funciona por meio de símbolos que fazem com que os sistemas analisem dados e identifiquem padrões. Esses dados são como uma fonte alimentícia para a IA. Em sistemas mais recentes, é algo que vai além do alimento, pois é necessária uma nutrição de qualidade.

Como funciona a Inteligência artificial no marketing?

Agora você deve estar se perguntando: qual a relação entre inteligência artificial e marketing, certo? De certo modo, a IA pode ser utilizada para otimizar os processos e melhorar a jornada do cliente por meio da tecnologia.

Quando uma campanha de marketing está sendo desenvolvida e precisa atingir um público-alvo específico e resultados mais eficientes, por exemplo, é fundamental que a empresa entenda sobre inteligência artificial e a coloque em prática.

Assim sendo, tanto no Google, quanto no Facebook ou outras redes sociais, a Inteligência artificial trabalha para que a campanha atinja o público certo e qualificado. Esse processo de otimização de anúncios pode ser dividido em três etapas, sendo elas:

  • Comunicação geral;
  • Segmentação;
  • Machine learning.

Por outro lado, conforme dissemos, temos a análise de dados. Através dessa avaliação, é possível obter de forma estratégica, um panorama de previsão de vendas. Assim sendo, a empresa consegue se preparar com relação ao orçamento e minimizar possíveis problemas.

Isto significa que, com o uso da inteligência artificial pode-se ter uma visão abrangente do que de fato está funcionando para que possa ser melhorado e até mesmo analisar o cenário futuro.

A inteligência artificial no marketing também pode ajudar os colaboradores a serem mais produtivos, pois os processos se tornam mais ágeis, facilitando também a atuação dos líderes focados em alcançar o objetivo da empresa.

E por último e não menos importante, a IA ajuda na construção de personas, algo que continua sendo um desafio para os gestores, uma vez que consegue definir os perfis de maneira estratégica, a partir da coleta e análise de dados.

Agora conte-nos se já sabia sobre essa relação entre inteligência artificial e marketing e se já implementou em sua organização. Outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário.

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