O Linkedin é uma rede social conhecida por ajudar profissionais que buscam uma recolocação no mercado, ou aqueles que desejam formar networking. O fato é que, pouco a pouco, o linkedin vem se mostrando um grande parceiro estratégico para quem quer vender mais, especialmente para empresas B2B. Por isso que todo o conteúdo postado deve ser de qualidade, ou seja, é preciso saber o que postar para não fazer feio.
Mas, como é possível criar um bom conteúdo para o Linkedin, uma vez que não é possível replicar o conteúdo gerado no Instagram? Elaboramos esse post para ajudar você a tirar essa dúvida.
Índice
Sabemos que o Linkedin não é uma rede social muito barata se comparada com as outras redes, pois o investimento mínimo é de 20 reais por dia em uma única campanha, o que pode até impactar no orçamento dos demais setores do marketing.
Deixando um pouco de lado o investimento, e pensando no que é possível extrair organicamente, o Linkedin costuma privilegiar, e muito, os conteúdos que mais geram engajamento, por isso é considerado perfeito para networking. Não é algo incomum nos depararmos com publicações de dias ou semanas atrás no feed.
Esse é um dos motivos pelo qual você deve planejar um conteúdo exclusivo e de qualidade, que se encaixe ao perfil profissional desta rede, para que você possa encontrar facilmente o cliente ideal.
O seu conteúdo pode ser "certeiro", uma vez que você poderá realizar pesquisas por empresas que interessam à sua, buscando até mesmo pelo cargo, o que facilita um contato ‘direto’ com o tomador de decisão.
O conteúdo precisa ser valioso para a sua persona, ou seja, ele deve ser consistente e tentar sempre manter o ritmo de postagens. É importante entender quais são as dores dos usuários desta rede social, principalmente as que você sabe que poderá resolver.
Desta forma, você será capaz de desenvolver uma estratégia que faça sentido, antes mesmo de elaborar o seu artigo. Por isso, estude ao máximo o seu público. Por exemplo, se você trabalha com soluções para a web, deve escrever sobre este tema e falar sobre a importância dos sites. Além de ser um tema relevante, é algo que gera dúvidas e curiosidade.
Separamos 4 dicas fundamentais que podem te ajudar na hora de planejar e investir nas postagens do Linkedin, sempre com um conteúdo de qualidade.
As "dores" são todas as coisas que incomodam o seu prospect. Por exemplo, no dia a dia, o que o deixa incomodado e como a sua empresa pode ajudá-lo a resolver tal problema? Explore essa dor em seus artigos e publicações, para mostrar ao seu prospect que um mau gerenciamento de um negócio pode gerar prejuízos, e indique a melhor solução.
Ninguém sabe tão bem do seu produto ou serviço quanto você mesmo. E no marketing de conteúdo, um material de qualidade e que não ‘empurre’ a compra ao cliente, mas sim que consiga atrai-lo, é algo que se preza muito.
Como você já tem a persona e já sabe qual é a ‘dor’ dela, você pode tentar conversar de igual para igual com pessoas que atuam no mesmo segmento, explorar as diferenças e mostrar autoridade em determinado assunto.
Replicar o conteúdo de parceiros, desde que sejam interessantes para a sua persona, pode ser uma boa ideia para explorar o seu planejamento editorial. Por exemplo, empresas de T.I que costumam ter um bom rol de fornecedores. Isso pode ser utilizado em seu Linkedin, ligando a sua marca com a marca da outra empresa, gerando bastante audiência e autoridade.
De acordo com pesquisadores do Google, o brasileiro assiste em média 30 horas de audiovisual por semana, sendo 8 horas online. Portanto, busque investir em conteúdos exclusivos em formato de vídeo para o Linkedin. Isso poderá te ajudar a garantir alguns minutos a mais de audiência.
Entenderam a importância do conteúdo de qualidade para o Linkedin? Que tal aplica-las? Depois, conte-nos o resultado.