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Marketing de Performance: Como funciona essa estratégia?

Atualizado em 25/05/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Quando uma campanha está em andamento, é muito importante mensurar os resultados para saber se está dando tudo certo. É nesse contexto que o marketing de performance está inserido e é sobre ele que vamos falar no post de hoje.

Continue lendo para saber o que é e como funciona essa estratégia de marketing. Acompanhe a seguir!

A função do marketing de performance

O marketing de performance é caracterizado como uma estratégia de marketing digital focada nos resultados e dados de campanhas realizadas em mídias digitais pagas. 

Esse é um modelo de estratégia fundamental para descobrir o desempenho das ações que foram executadas, mensurando o retorno de tudo o que foi investido no lançamento de alguma campanha.

Desta forma, é possível que a empresa defina, da melhor maneira possível, o valor do investimento nas mídias, o que ajudará a economizar tempo e esforços de todos os envolvidos. Além disso, ficará mais fácil determinar a mídia que será utilizada e ter um foco para as ações. 

Em geral, o marketing de performance faz uso de diversas métricas para que as informações e os dados sejam obtidos de maneira confiável. Entre eles, podemos destacar:

  • CPA: Custo por aquisição;
  • ROI: Retorno sobre investimento;
  • CPC: Custo por clique.

Também entram nessa lista o CPL, que é o custo por lead e o CPM que é o custo por mil. Por meio dessas métricas fica mais fácil entender o comportamento do público e captar os dados referentes ao engajamento dos anúncios. 

Afinal, como funciona a estratégia na prática?

Conforme dissemos, para obter os resultados e mensurá-los, o marketing de performance usa como base as mídias pagas. Elas permitem uma análise mais profunda da conversão para definir o investimento.

Assim sendo, todas as campanhas que forem lançadas irão priorizar ações que tenham chances efetivas de gerar um novo lead ou até mesmo, estimular um clique e conseguir uma venda.

Geralmente, as mídias são escolhidas com base nas chances de encontrar um número maior de pessoas que fazem parte de um público-alvo específico. Entre as mídias mais utilizadas, estão: 

Social Media

As chances de aumentar o tráfego e a visibilidade por meio das mídias sociais como Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram são maiores, pois existe uma presença muito grande de consumidores em pelo menos uma dessas redes, algo que potencializa a conversão.

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para que seus anúncios alcancem o primeiro lugar nas páginas de busca. Com o Google ADS é possível patrocinar links, banners, vídeos, entre outros.

Vantagens do marketing de performance

A principal vantagem do uso do marketing de performance é o fato de ser 100% mensurável, ou seja, com o uso automatizado de plataformas são obtidos indicadores concretos. 

O comportamento do consumidor também pode ser acompanhado, bem como as possíveis falhas e problemas que podem ser identificados e corrigidos a tempo.

E por fim, a análise pode ser feita em tempo real, pois a estratégia permite a geração de relatórios atualizados, criando mais facilidade para definir os investimentos em cada ação segundo a performance, os cadastros, curtidas e assinaturas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing de performance, conte-nos o que acha dessa estratégia e se já utiliza em sua empresa.

Deixe um comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo de hoje!

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