Brainstorming é uma reunião em grupo para debater ideias e soluções para um determinado problema. Em outras palavras, trata-se da busca por uma abordagem inovadora, algo que estimule a motivação da equipe de uma empresa.
No post de hoje, vamos explicar melhor o brainstorming, e destacar a sua principal função. Continue nos acompanhando!
Índice
O brainstorming teve sua origem no ano de 1942, e recebeu esse nome através do publicitário Alex Osborn, que traduzido para o português significa "tempestade cerebral". Desde então, vem apresentando constantes adaptações, para atender da melhor forma as demandas das empresas.
A tática consiste, basicamente, em um debate aberto de um certo problema, até que sejam encontradas as mais variadas formas de solucioná-lo. Justamente por isso que essa metodologia é considerada uma forma lúdica, que procura incitar a criatividade, impulsionando transformações.
Esse debate de ideias é feito durante uma sessão, e essa sessão é a que recebe o nome de brainstorming. É elaborado um grupo de no máximo doze pessoas heterogêneas, e um mediador para manter o foco.
Assim sendo, fica evidente que, ao participarem de um processo tão importante como este, as pessoas se sentem mais como uma parte da empresa, ou seja, alguém que pode fazer a diferença.
Seguindo o modelo criado por Osborn, o brainstorming apresenta algumas características que destacaremos abaixo:
Quanto mais ideias direcionadas para o mesmo problema, será ainda melhor o resultado.
A fuga do tradicional será bem-vinda, uma vez que a busca por abordagens novas para solucionar o problema, é o foco principal.
Durante uma sessão de brainstorming, todas as ideias apresentadas não devem ser alvo de críticas.
Todas as ideias que forem apresentadas podem ser ainda melhores, ou serem combinadas entre elas mesmas, dando origem a soluções inovadoras.
Ideias que forem sugeridas precisam ter capacidade de sair do papel, transformando-se em ações concretas.
Basicamente, o brainstorming pode estimular o pensamento criativo, e ao mesmo tempo em que ele funciona como uma dinâmica, também pode ser considerado como uma ferramenta administrativa da empresa.
Isto significa que ele pode ser usado dentro de um conceito de gestão de mudanças, para encontrar novas ideias, eficientes e produtivas. Mas, o foco deverá estar em alcançar soluções de baixo custo e retorno, em um curto prazo.
É importante lembrar que cada situação deverá ser debatida em uma sessão de brainstorming específica. Se não for desta forma, a reunião poderá perder a sua essência, e se tornar confusa.
Isso não quer dizer que não poderão ser abordados vários problemas. Ao contrário disso, existem benefícios ao tornar o brainstorming um hábito, quando incorporado na cultura de uma empresa.
Contudo, é importante que cada problema tenha a sua abordagem feita de maneira individualizada, com um encontro exclusivo para isso.
Para fazer um brainstorming, é necessário seguir uma série de etapas, que englobam:
E para que a ação obtenha sucesso, é muito importante que os colaboradores participem de todas as etapas de maneira igual, e não apenas da reunião.
Ao longo do tempo, mais precisamente sete décadas, o brainstorming foi evoluindo bastante, e atualmente o processo está mais organizado, otimizando o tempo dos participantes. A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada etapa.
Mesmo que pareça repetitivo, é importante lembrar que você deverá reunir seus colaboradores, apenas se tiver um tema para debater com eles, afinal, o tempo é um artigo de luxo para qualquer empresa.
Então, não dá para arriscar a perda de vários minutos (ou horas) preciosos, em conversas sem fundamento, que não chegarão a lugar algum. Você deverá levar o brainstorming a sério.
Se você não informar os participantes do brainstorming sobre a pauta, antecipadamente, você correrá diversos riscos.
Entre eles, podemos dizer que as pessoas se sentirão travadas, e não terão nenhuma inspiração para sugerir.
Já outras talvez tenham algo para acrescentar, porém, não tiveram tempo de levar para a reunião os dados que pesquisaram.
Portanto, tenha em mente que um brainstorming não é uma pegadinha. Se você não permitir que todos os participantes se preparem para esse encontro, estará desperdiçando uma excelente oportunidade para sua empresa.
Você precisa lembrar que estará juntando pessoas diferentes, com variados perfis, de diversas áreas, e que talvez não tenham um bom relacionamento. Assim sendo, esse será um momento diferente dos que todos já viveram na rotina.
O que você precisa fazer é garantir um ambiente saudável e agradável, e conduzir a reunião em um local que possa servir como estímulo para ideias novas.
Após informar os participantes sobre o tema do encontro, você já pode dar mais detalhes sobre o problema em questão. O assunto deverá ser bem explorado.
Então, você deve apresentar o problema, e justificar o porquê de fazer uma reunião sobre ele. Antecipe os imprevistos.
Antes de finalizar a dinâmica de grupo, faça um resumo. É muito importante que todos saiam do brainstorming tendo a certeza de que foi produtivo.
Não é necessário ter uma solução definida, porém, é legal ter uma direção apontada pelo esforço coletivo que todos fizeram.
Lembrando que uma das características mais marcantes de um brainstorming é justamente a interação entre diferentes pessoas, para chegar a uma ideia perfeita.
Quando isso acontece, a sua empresa sai ganhando, pois receberá uma solução para o problema apresentado.