Quando um visitante chega até o seu site ou blog a intenção é de que ele realize alguma ação em seguida, como acessar outras páginas, baixar um material, adquirir um produto, e assim por diante. Mas como estimulá-lo a fazer aquilo que você deseja?
Para que isso aconteça é necessário um convite e, nesse caso, utilizamos o Call to Action. Você sabe o que significa essa expressão e como essa estratégia é aplicada? Se não tem muita certeza, então, é melhor continuar lendo nosso artigo.
Entenda o que é de fato o Call to Action, ou CTA, como definir a sua estratégia e onde podemos utilizar esse recurso. Acompanhe e veja como ele é um grande aliado para conduzir os clientes pelo funil de vendas.
Índice
CTA é a sigla para a expressão em inglês Call to Action. Ela significada chamada para ação, ou seja, o convite para que um internauta cumpra uma determinada ação. É por meio do CTA que estimulamos os visitantes de um site ou blog, ou um cliente em potencial, a fazer aquilo que desejamos que ele faça, mas de forma espontânea.
Os CTAs podem aparecer como botões, banners, links, frases entre outros recursos que sejam convidativos para os visitantes. Eles devem chamar a atenção e mostrar que aquele convite é interessante, vantajoso, para que a pessoa sinta vontade de cumprir o que foi proposto.
O CTA, como dito, pode convidar ou estimular um visitante a cumprir as mais inúmeras ações. É comum que traga mensagens estimulando acessar uma página específica, ler um artigo, baixar um e-book, conferir uma promoção, fazer uma assinatura, entrar em contato ou adquirir um produto.
A mensagem do CTA deve estar relacionada com o seu intuito naquele momento, o que você precisa ou quer que o visitante faça ao chegar naquele ponto. Portanto, é algo muito particular para cada site, embora traga similaridades entre eles.
Para que você escolha o CTA certo em cada momento e de acordo com o seu negócio e púbico é preciso observar questões como:
Quem é o seu plúbico: pois o tipo de visitante que você recebe define quais são as possíveis ações e interesse dele, norteando a estratégia para explorar aquilo que lhes chama a atenção.
Estágio de funil: as pessoas que acessam o seu site podem estar apenas em busca de informação ou desejando adquirir um produto ou serviço. Sabe o quão distante ou próximo elas estão de fazer uma compra é fundamental para adotar o melhor CTA em cada momento.
Contexto da chamada: um convite precisa ter um contexto, trazer alguma proposta que tenha valor para a pessoa, ou seja, mostrar para ela o que virá de bom depois que cumprir a ação. Sendo assim, o CTA precisa estar contextualizado e não pode aparecer como elemento isolado.
De acordo com aquilo que você deseja que seu público faça será definido onde o Call to Action será utilizado. Ele pode aparecer em lugares muito diferentes e a seguir damos alguns exemplos possíveis e frases que você pode usar.
O CTA nesses locais é interessante para captar pessoas que estejam fazendo a primeira visita, desse modo, você estará mantendo contato com elas e despertando o seu interesse em acompanhar o seu trabalho. Alguns CTAs possíveis:
O CTA que acrescentamos ao final de artigos precisa estar de acordo com o estágio de funil ao qual aquelas informações pertencem. Alguns convites que podem ser feitos são:
As postagens em redes sociais também podem trazer convites para que seus seguidores cumpram uma determinada ação. Os CTAs ajudam a fazer a atração e a conversão dos clientes em potencial. Você pode usar frases como:
O e-mail marketing é por si mesmo um convite para o cliente em potencial fazer alguma coisa. Por isso, os CTAs devem fazer parte do conteúdo deles e apropriados à mensagem enviada, que pode ser:
Como você pôde ver, o CTA é essencial para estimular o visitante ou cliente a agir, por isso, trace essa estratégia cuidadosamente e escolha muito bem as palavras utilizadas. Afinal, elas são essenciais para que a pessoa faça aquilo que você deseja.