Você sabe o que é um funil de vendas? Também chamado de pipeline, o funil é um modelo estratégico, que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda, ou em alguns casos, além dela.
Em outras palavras, é possível dizer que o funil de vendas é uma representação do caminho que o cliente faz, até chegar à compra final, sendo este um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o cliente, a partir do momento em que ele conhece a solução vendida pela empresa.
Para saber mais informações, continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre o funil de vendas e sua função nas empresas.
Índice
Fazer uma compra não é um processo homogêneo, mas acontece por etapas. Durante sua jornada, o cliente passa por diversos momentos que revela o quanto ele realmente está próximo de efetuar a compra.
Por exemplo, temos o momento em que ele ouve falar da solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre determinado item em questão, e a compra propriamente dita.
O cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos preparado para comprar algo, do que aquele que já leu as instruções escritas no site. Deste modo, para determinar qual o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, o funil de vendas pode ser dividido em algumas etapas que você vê a seguir.
O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.
Chamado também de TOFU, é conhecido como a etapa da consciência, pois até antes desta etapa, o individuo era indiferente à sua própria necessidade ou problema.
O reconhecimento do problema é o que define a passagem da primeira etapa para a segunda, uma vez que a pessoa já leu bastante sobre o assunto, admitiu que realmente apresenta uma demanda, e busca maneiras de saná-la. Geralmente, nessa etapa, é necessário saber lidar com os leads.
Também pode ser chamado de momento da decisão da compra, onde é necessário saber lidar com os leads que já passaram por todo o processo de educação, e que o marketing já classificou como clientes preparados para receber o contato de um vendedor.
Existe uma série de pontos positivos do funil de vendas. Entre os principais, estão:
Monitorando os resultados da sua equipe, será possível prever se os setores de marketing e vendas poderão cumprir suas metas, e qual o tempo necessário para isso.
Quando os colaboradores sabem que o seu trabalho está sendo acompanhado, e que seus dados são essenciais, a tendência é que eles se empenhem ainda mais para que sejam apresentados os melhores resultados.
Mais foco e assertividade para a equipe de gerenciamento, garantindo que os objetivos do time colaborem com o crescimento do negócio.
Com um funil de vendas implementado, é possível acompanhar o status de cada venda em tempo real, o que facilita na aplicação de estratégias para aumentar as chances de fechar negócio.
Como você pôde ver, o funil de vendas é muito importante para atrair potenciais clientes, e transformá-los em compradores reais.