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Otimização de Site: Como saber quando é hora de replanejar o SEO

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Existem milhões de sites na internet, por isso, destacar-se entre tantos exige um diferencial, e ele também envolve a otimização de site com técnicas SEO. Mas o que muita gente ainda não sabe é que SEO não se resume a palavras-chave.

Existem muitos outros detalhes que precisam de atenção também, para que possamos alcançar melhores posições nas buscas do Google. E muitas vezes identificar erros e pontos que precisam ser melhorados por ser difícil para quem não tem muita experiência no assunto.

Porém, alguns sinais podem indicar que já é hora de você atualizar suas estratégias de SEO, então, é importante estar atento a essas questões. E nós listamos algumas delas a seguir para que você tenha um ponto de partida para saber se é hora de renovar a otimização do seu site. Acompanhe.

1. Redução do tráfego

Um dos principais sinais de que é hora de rever a otimização de site é quando ele começa a sofrer uma redução no número de visitas. Mas também é preciso observar as características dessa redução.

Uma queda muito brusca pode indicar algum tipo de erro no site que esteja provocando rejeição. Mas uma queda lenta e gradativa é indício de que o SEO precisa ser revisto.

2. Redução da taxa de conversão

Quando os visitantes começam a não realizar mais as conversões que você espera, como finalizar uma compra, acessar uma página, fazer uma inscrição e outros mais, é porque o SEO também precisa de melhorias.

3. O lançamento de um novo algoritmo do Google

As atualizações dos algoritmos do Google são constantes, e é preciso estar de olho nisso para não perder espaço nos resultados de busca. Sempre que houver uma mudança importante é essencial acompanhar essa tendência para que seu site não fique para trás.

4. Site estacionado

O ideal é que seu site mostre uma melhora, ainda que mínima, a cada mês. Perder posições não é bom, mas quem acredita que ficar parado no mesmo lugar é positivo, se engana. Porque um site estacionado é sinal de que o SEO não está surtindo um bom efeito, então, é hora de rever antes que o site caia para posições mais baixas.

5. Tráfego originado de compartilhamentos

É muito bom que seu site receba visitas vindas de cliques pagos, de redes sociais e links externos. Porém, não comemore se por acaso seu tráfego estiver todo nesses canais. Porque isso significa que seu site não está recebendo tráfego orgânico, ou seja, dos resultados de busca.

O ideal é que ambos tráfegos mostrem um desempenho similar. Se isso não estiver acontecendo, é hora de rever a otimização de site, porque o seu SEO não está dando resultados como deveria.

6. Baixo envolvimento dos visitantes

O que os visitantes fazem em sua página também importa muito para que você tenha uma boa métrica e mostra o desempenho do seu SEO. Quanto melhores forem os seus números a sua classificação também será.

Preocupe-se com informações como o tempo que as pessoas permanecem em suas páginas, a taxa de rejeição e o número de visualizações. Se elas estiverem baixas, significa que os usuários não estão encontrando em seu site aquilo que buscam, e o Google não vai sugerir para eles páginas que não aparentam ser relevantes.

7. Baixo retorno dos cliques pagos

Outro fator que indica que a otimização de site já está na hora para você é quando suas campanhas de cliques pagos não estiverem gerando um tráfego de qualidade. Quando você notar que não está tendo o retorno que espera em relação aos cliques que têm obtido, é porque algo está errado.

Se sentir dificuldade para fazer a análise de desempenho e a otimização de site, conte com uma agência de marketing digital para mensurar seus resultados e traçar novas estratégias. Assim você terá um site atualizado conforme os algoritmos do Google e com palavras-chaves e assuntos realmente relevantes para o seu público.

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