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Persona e público alvo: quais são as diferenças?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Para atrair os clientes, a comunicação é um ponto crucial e muito importante, pois através dela é possível consolidar uma marca e gerar um número maior de vendas. Para conseguir chegar ao público de uma forma mais prática, é necessário conhecê-lo melhor, pois de nada adiantará ter uma boa estratégia e um conteúdo de qualidade, se nada tiver a ver com o cliente que se deseja atingir. Por isso, no post de hoje, vamos te ajudar a diferenciar o público-alvo e a persona, destacando a melhor maneira de conquistar cada um deles. Continue nos acompanhando!

Diferenciando público-alvo e persona

O público-alvo e a persona são dois elementos bastante presentes no dia a dia dos setores de comunicação e vendas das empresas, e precisam ser analisados estrategicamente. Sendo assim, é necessário saber diferenciá-los.

O que é o público-alvo?

O público-alvo também pode ser definido como target, um conceito muito utilizado e difundido no marketing e na comunicação das empresas. Em outras palavras, é possível dizer que, o público alvo é um grupo de pessoas que apresentam características semelhantes, tendo como base seu perfil socioeconômico, comportamental e demográfico.
Para determiná-lo, é preciso realizar uma série de pesquisas, com o objetivo de encontrar características em comum, dentro do grupo onde aquela estratégia está focada. São utilizados dados como idade, sexo, classe social e localização para toda essa delimitação.

Persona

Durante muitos anos, tanto na comunicação, quanto no marketing, a definição de público-alvo era hegemônica, e determina-lo era sempre o primeiro passo para estruturar uma estratégia de marketing.

Porém, ao longo do tempo, foi surgindo um novo conceito, juntamente com a necessidade de produzir estratégias menos massivas e mais segmentadas. E com isso, nasceu o que chamamos de persona.

O termo persona, ou buyer, é um perfil semifictício de um cliente ideal para uma empresa. O principal objetivo é que a empresa possa compreender melhor quem é o cliente, e o que ele precisa exatamente, analisando assim as estratégias de uma forma mais concreta.

Para que a persona seja definida, não basta apenas considerar os aspectos demográficos ou socioeconômicos, como o púbico-alvo. Também é preciso um trabalho mais minucioso, com uma pesquisa maior, para entender as características mais subjetivas de todos os clientes.

Em resumo, compreender os conceitos de persona e público-alvo é um passo essencial para que o retorno sobre o investimento do seu negócio seja potencializado, e assim aumente consideravelmente a eficácia da estratégia de marketing.

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