Até pouco tempo o foco dos desenvolvedores de sites era criar um espaço na internet que fosse ideal par ser visualizado em computadores. Hoje as coisas estão bem diferentes, porque não podemos focar apenas em desktops.
Um site responsivo tem uma preocupação com o seu design, fazendo com que as páginas da web se apresentem em diversos dispositivos com tamanhos diferentes de telas.
A tecnologia mobile invadiu o mercado com a força de um furacão, e as pessoas cada vez mais acessam a internet por meio de dispositivos como smartphones e tablets. Assim, o perfil do internauta sofreu mais uma mudança, e é preciso atender as necessidades desse público.
Quem possui um site ou blog na internet precisa adaptar o seu layout e programação para a tecnologia móvel. Quem está planejando ter um espaço na internet, deve desde já escolher um modelo ideal para começar acertando.
O que estamos falando para você não é um exagero, e trazemos aqui alguns números que vão provar porque é preciso ter um site responsivo. Confira!
Índice
Você conhece alguém que não tem um celular? Muito difícil, não é mesmo? E essas pessoas são usuárias da internet. Ou seja, de cada 10 pessoas, 8 possuem um celular, o que mostra que a tecnologia mobile está muito difundida.
E a grande vantagem do smarthpone para essas pessoas é que ele acessa internet. Ou seja, esses usuários não usam um computador para navegar, mas sim, o telefone, que é muito mais prático pois está em suas mãos e pode ser utilizado em qualquer lugar.
Todo mundo tem aquele amigo que dorme com o celular bem ao lado da cama, até debaixo do travesseiro, e logo que acorda liga para conferir a internet. Isso se não formos nós mesmos que temos esse hábito.
Ou seja, o celular já se tornou parte da rotina das pessoas e algo que elas têm como prioridade. Assim que algo acontece elas já sabem, porque a informação chega muito rápido e pode ser vista em qualquer momento.
Não são apenas as redes sociais que são acessadas pelos usuários da tecnologia mobile. Eles também acessam seu e-mail, conferem mensagens que chegam. Por isso, os e-mails marketing não estão mortos e são uma boa estratégia ainda.
Mas, para que surtam um bom efeito, é preciso ter um site responsivo, que possibilite uma boa navegação e facilidade de acesso. Do contrário, o usuário receberá campanhas interessantes, verá em seu celular, mas pode não conseguir aproveitar por causa da programação do site.
A geração Millenials é composta por aquelas pessoas nascidas a partir dos anos 80. Trata-se de indivíduos que são ligados em inovações e gostam de facilidades e praticidade em sua vida. E isso inclui também o uso da tecnologia mobile.
Por meio dela eles fazem diversas compras na internet, afinal, é uma forma rápida de pesquisar, conhecer, descobrir e aproveitar vantagens que podem passar rápido. Sem falar que é prático, assim como eles esperam.
Essas pessoas também consomem muito e desejam consumir cada vez mais. Gostam de comprar, investem naquilo que apreciam. E como mais da metade deles utiliza esse meio virtual para comprar, o ideal é ter um site responsivo para favorecer a interação e a conversão.
Quem indica um serviço ruim para alguém? Ninguém, não é mesmo? A gente apenas vai sugerir para outra pessoa algo que seja bom, que valha a pena, que mereça atenção e tenha trazido algo de bom para nós também.
Por isso, se um site não oferece uma boa navegabilidade e suporte para dispositivos móveis, os usuários dificilmente vão indicar para um amigo ou familiar. E quem ganha nessa história é a concorrência, que está preparada para atender as dores dessas pessoas.
Percebeu como ter um site responsivo não é moda, e sim necessidade? Esse é o momento que o consumidor está vivendo. é assim que se caracteriza o perfil de compradores hoje. Então, para quem deseja se manter forte no mercado é essencial acompanhar essa realidade e adequar-se a ela adaptando o seu site para aquilo que as pessoas estão usando agora.