Mesmo que você não seja um expert em SEO com certeza já deve ter ouvido falar sobre palavras-chave e a importância que elas têm. Mas é preciso ter cuidado com o modo como são empregadas, porque uma estratégia de palavras-chave não se resume à escolha dos termos que serão utilizados em suas páginas e conteúdos.
Para alcançar excelentes resultados, mais do que encontrar os termos corretos você precisa saber como explorá-los, a fim de que ofereçam resultados cada vez melhores. Para isso, algumas ações prévias e posteriores devem acontecer com relação à escolha das suas palavras.
Mas a grande maioria das pessoas não aplica corretamente essa técnica, e foi por isso que nós preparamos este artigo. Continue lendo para saber quais são as etapas essenciais para elaborar uma boa estratégia de palavras-chave e alcançar um melhor posicionamento nos resultados de busca.
Índice
A palavra-chave é um termo ou frase que se relaciona com um determinado assunto. Ela é digitada no site de busca pelos internautas para que eles consigam encontrar páginas que apresentem os melhores conteúdos relacionados ao tema.
Por isso, é fundamental encontrar as palavras-chave mais adequadas para o seu tipo de negócio, pois são elas que guiarão os motores de busca até o seu site. Mas não basta escolher os termos, porque você precisa de uma estratégia que ajude a explorá-los corretamente em todo o seu conteúdo.
Veja a seguir quais são os passos para elaborar uma estratégia de palavras-chaves corretamente a fim de obter melhores posições no ranqueamento e atrair visitantes.
Acredite, essa recomendação é necessária porque há quem não tenha definido exatamente quais são os objetivos do seu negócio. Mas se você não souber o que sua empresa faz, quais são os diferenciais dela, a mensagem que pretende transmitir, a identidade da marca e como ela pode contribuir com a vida das pessoas, fica mais complicado identificar os termos ideais.
Sendo assim, primeiro defina todas as características da sua empresa para que você tenha uma melhor compreensão do seu próprio negócio e dos objetivos que pretende alcançar. Assim não estará desperdiçando recursos nem tempo na busca das palavras-chave.
Outro detalhe importante para a estratégia de palavras-chaves é identificar a intenção do internauta quando ele faz uma pesquisa. Procure compreender se quando ele digita um determinado termo está interessado em informações ou se está considerando adquirir um produto ou serviço.
Conhecendo o seu público você conseguirá obter essas informações, porque compreenderá o que está levando as pessoas até o seu site. Desse modo pode explorar os termos mais adequadamente direcionando os visitantes especificamente para os conteúdos que são do seu interesse.
Agora que você já tem alguns dados prévios pode definir as palavras chaves ou termos que serão utilizados. Afinal, estará guiando as suas pesquisas com base nas características do seu negócio, do seu público e das pesquisas que ele faz.
Lembre-se que é interessante usar palavras-chaves diferentes e termos relacionados. Desse modo você amplia o seu leque de opções, abrangendo uma área mais extensa. Com isso, tem maiores chances de atrair visitantes. Não se esqueça de produzir conteúdos que estejam adequados a esses termos e aos objetivos pretendidos com eles.
Sempre é importante observar como estão os seus concorrentes, e isso também se aplica a sua estratégia de palavras-chave. Veja como está a sua classificação, as palavras que usam e quais conteúdos produzem. Assim poderá explorar alguns termos similares, melhorando o que eles já fizeram para alcançar resultados superiores.
Ao digitar uma palavra da pesquisa do Google perceba que ele preenche para você algumas opções de termos que se relacionam com o que foi escrito. Essa é uma ótima forma de observar variações das palavras-chave e fazer segmentações para explorar campos ainda maiores e diversificados.
Mas para saber se a sua estratégia de palavras-chave alcançou os objetivos pretendidos o que você deve fazer é estudar os resultados. O Google Analytics, por exemplo, é uma excelente ferramenta para fazer isso, pois apresenta vários dados que vão lhe ajudar a observar se o seu conteúdo teve o desempenho esperado. Assim poderá melhorar cada vez mais as suas estratégias, ressaltando os pontos fortes e melhorando os fracos.
Percebeu porque a estratégia de palavras-chaves não pode se resumir à escolha dos termos que serão inclusos no conteúdo? Algumas ações prévias e posteriores são necessárias para que você alcance melhores resultados, então, não pule essas etapas porque elas são essenciais para você se posicionar melhor nas buscas.