Confira o que é o Metaverso, o novo universo virtual que as empresas de tecnologia desejam explorar.
Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa.
Quinta-feira (28), durante o evento Facebook Connect 2021, Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome de sua empresa, o Facebook Inc. passou a se chamar Meta.
Com um nome simples, porém simbólico, a reformulação da marca foi necessária para se adequar a nova proposta da internet, o Metaverso.
A palavra “Meta” é de origem grega que significa “Além”, simbolizando os novos rumos da empresa, que deseja investir e explorar o Metaverso, um novo universo virtual que pretende substituir a internet como conhecemos hoje.
Segundo o fundador do Facebook, o rebranding foi necessário para englobar tudo o que a empresa significa, já que o nome Facebook está intrinsecamente associado à rede social.
"Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, neste momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro” – Mark Zuckerberg.
Além disso, também foi anunciado que a empresa Meta pretende investir US$ 10 bilhões (cerca de R$ 55,9 bilhões na cotação atual) para criar seu próprio Metaverso, ainda esse ano. Esse dinheiro será investido na divisão da empresa que cuida da criação de hardware, software e conteúdo para Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), o Facebook Reality Labs.
O Metaverso é definido por uma percepção de presença, a plataforma pretende ser totalmente imersiva, onde será possível estar dentro da experiência, passando a sensação de que realmente está no local, ao lado de outras pessoas.
Dentro desse universo virtual será possível reunir-se com os amigos e familiares, trabalhar, aprender, jogar, comprar e criar, vivendo experiências totalmente novas, que não se comparam com o modo que vemos os computadores e telefones atuais.
Em uma carta aberta, Mark Zuckerberg explica como o Metaverso irá funcionar, “Você será capaz de se teletransportar instantaneamente como um holograma para estar no escritório sem realizar o trajeto, em um concerto com amigos, ou na sala de estar dos seus pais para conversar.”.
Será possível acessar o Metaverso por diversos equipamentos e diferentes plataformas, óculos de realidade aumentada, celulares e computadores.
A nova era da tecnologia está chegando com força, você está preparado para essas novas mudanças?