Um ponto muito importante para conseguir realizar vendas é permitir que o público entre em contato com a empresa. Isso é fundamental para manter a proximidade entre ambos a fim de estreitar essa relação e fidelizar o cliente.
Por isso, o ideal é que você disponibilize para as pessoas diversos canais de comunicação, a fim de que possam tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço, obter informações e também pedir suporte quando necessário.
Uma poderosa ferramenta para isso é o WhatsApp, e ele pode ser associado a outra que também traz excelentes resultados: o Facebook Ads. É sobre essa junção que nós vamos conversar no artigo de hoje.
Em julho de 2017 o WhatsApp já tinha alcançado a marca de 1,3 bilhão de usuários. Somente aqui no Brasil esse número é de 120 milhões de pessoas, ou seja, um público muito grande, muito grande mesmo, certo?
Desde o ano de 2012 o WhatsApp é controlado pelo Facebook e se mantém a proposta de que ele sempre será gratuito e não exibirá propagandas para seus usuários, porém, não é dessa maneira que o programa pode te ajudar a vender mais.
A principal vantagem do WhatsApp é ser um canal de comunicação rápida e global, o que pode fazer com que seu cliente converse com você no mesmo instante, sem precisar ficar anotando telefones ou e-mails para depois fazer isso.
O que as pessoas buscam hoje é praticidade e rapidez. Então, se você colocar empecilhos na comunicação pode acabar ficando para trás. E é por isso que utilizar o WhatsApp em seu negócio é tão importante. Com ele você vai:
Ou seja, assim como é possível explorar uma fanpage e seu lead para atrair as pessoas com ofertas e promoções exclusivas você pode explorar o WhatsApp também.
E uma novidade já está sendo implantada no Facebook, que é a integração de anúncios do Facebook Ads com o WhatsApp, veja a seguir como funciona esse recurso.
Já está a disposição das empresas um recurso no Facebook Ads que permite iniciar uma conversa pelo Messenger por meio de anúncios. Então, ao clicar neles automaticamente o box de mensagens se abre e a pessoa pode entrar em contato com a empresa de forma muito prática.
Porém, outro recurso interessante também está sendo liberado aos poucos no Facebook Ads, que é a interação com o WhatsApp. Esse recurso funciona da mesma forma como para o Messenger.
Ao clicar no anúncio é possível iniciar uma conversa no aplicativo, o que permite que a empresa e o cliente se comuniquem com muita praticidade também. Mas o problema é que esse recurso não está disponível para todas as empresas.
Para saber se o seu negócio já o possui basta iniciar uma campanha e acessar “Objetivo da Campanha”. Nesse link deveria estar as opções Messenger ou WhatsApp, e você poderia escolher aquela que julgar melhor para sua empresa.
Mas, se você não tiver essa opção liberada ainda, não precisa se desesperar. O que pode fazer é utilizar os meios convencionais mesmo, que também vão te trazer um excelente resultado. Assim como você divulga seu telefone, divulgue o WhatsApp.
Mesmo que você precise disponibilizar um número exclusivo para sua empresa, o que seria ideal, é interessante manter o WhatsApp. As pessoas simpatizam com o símbolo, que para elas já se tornou sinônimo de praticidade e rapidez.
Ou seja, Utilizando a ferramenta do Facebook Ads ou disponibilizando o número do WhatsApp, você estará atraindo pessoas para sua empresa, porque ela oferece esse diferencial. E como por meio dele você consegue fidelizar as pessoas de uma forma gratuita por que não experimentar?