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3 Formas de melhorar a sua estratégia de Marketing Médico

Atualizado em 20/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Chegar aos primeiros resultados de busca na internet não é uma tarefa tão simples, certo? Muitos sites conseguem um rankeamento melhor devido às estratégias utilizadas. E na área médica não é diferente, pois é necessário implementar estratégias de marketing médico para alcançar o topo. 

Você com certeza já conhece essas estratégias. Mas, é possível melhorá-las e aumentar o número de visitas ao site? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Continue lendo! 

O que é o Marketing Médico?

Antes de falarmos sobre as estratégias, vamos relembrar o que é o marketing médico e como ele funciona.

Basicamente, o marketing médico envolve ações realizadas por uma equipe com o objetivo de estruturar o atendimento para receber, da melhor forma possível, os atuais e potenciais pacientes.

Assim sendo, podemos dizer que o marketing médico inclui três etapas: captação, atendimento e pós-atendimento, que também é muito importante.

Esse é um conceito bastante amplo, que vai além de uma simples divulgação. Ele engloba várias facetas. Isso significa que alguns fatores como identidade visual, site, conteúdo, infraestrutura, comunicação, equipe, entre outros, devem estar sempre muito bem moldados e se encaixarem para que o objetivo seja atingido. 

Também é importante conhecer as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estão relacionadas com a divulgação do trabalho dos médicos. Desta forma, será possível garantir a credibilidade para os profissionais desta área. 

Qual o objetivo do Marketing Médico?

Primeiro, é necessário entender que existem diferenças entre o marketing convencional e o marketing médico. 

Uma das principais é que no marketing médico as pessoas não são vistas como clientes, mas apenas como pacientes que têm uma série de dúvidas e problemas que precisam ser solucionados.

Neste caso, oferecer uma assistência de qualidade e de maneira mais humana deve ser uma meta.   

Vale lembrar, também, que as estratégias podem ser modificadas. Ao contrário do marketing tradicional que já conhecemos e costuma abordar o público-alvo por meio de propagandas na tv, por exemplo, o marketing médico é realizado com o intuito de fornecer informação para quem está buscando por ela, o que torna a internet um meio mais fácil e assertivo para isso.

Então, o objetivo do marketing médico é unir os serviços de saúde junto às pessoas que de fato precisam deles, através de um conjunto de ferramentas e estratégias bem elaboradas. É sobre isso que falaremos a seguir.

Marketing Médico: como melhorar as estratégias?

Quando são seguidas as estratégias corretas, o marketing de conteúdo para a área médica se torna uma grande ferramenta para manter a comunicação, o consultório cheio e atrair novos pacientes. E essas estratégias podem melhorar! Explicaremos melhor a seguir.

1 - Criação de anúncios

Quer chegar de uma maneira mais rápida aos potenciais pacientes? Investir em anúncios é uma dica de ouro, principalmente se o seu site ou blog já apresentam um conteúdo de qualidade.

Comparados com a publicidade tradicional, os valores para anunciar costumam ser mais baixos e por ser digital, é muito mais fácil mensurar os resultados. É possível anunciar tanto nas redes sociais, quanto no Google. 

Podem ser utilizadas ferramentas como o Google Ads, uma das plataformas mais tradicionais, ou se preferir, inserir banners em sites. 

E o Facebook, rede social com mais de 3 bilhões de usuários no mundo, plataforma que segue a mesma lógica de criação de anúncios que o Google Ads. Mas, lembre-se: os anúncios devem conter textos curtos e uma imagem atrativa. 

2 - Conteúdo alinhado

Independente do formato, o conteúdo é o que será lido, assistido, consumido por uma pessoa. Portanto, é com ela que você deve falar, diretamente.

Então, você deve personalizar a sua comunicação de forma que ela atinja exatamente o seu público, ou seja, pessoas que buscam por um atendimento médico. 

Nesse contexto, algumas questões podem ser pensadas, como por exemplo: qual o tipo de paciente que vai ao seu consultório? Quais seriam os conteúdos interessantes para eles e em quais formatos?

Considere sempre que o paciente está buscando termos genéricos, sintomas e doenças que apenas tinham ouvido falar. E muitos possuem uma doença e entendem a necessidade de um tratamento, por isso buscam por uma solução.

Nos mecanismos de busca, o relacionamento é fundamental. Um dos fatores que mais geram rankeamento é o número de links que o site possui. 

Talvez esperar que alguém conceda esse link, pode levar um tempo maior. Então, uma tática perfeita seria entrar em contato com empresas ligadas ao seu serviço e oferecer links em seu site, tendo em troca links para o site do parceiro.

Você é da área médica e ainda não sabia dessas estratégias de marketing médico? Possui outras dúvidas?

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