Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

5 ótimas dicas para fazer vídeos para o Youtube

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é o Youtube?

Youtube é uma plataforma de vídeos, onde é possível compartilhar diversos tipos de conteúdo, além de realizar ações de marketing, divulgando produtos e serviços. Mas, como fazer vídeos para o Youtube?

No post de hoje, falaremos mais sobre essa plataforma e você vai conferir algumas dicas que poderão te ajudar nesta tarefa! Acompanhe!

Características relevantes do Youtube

Com o passar dos anos, o Youtube se tornou uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas no mundo todo. E os números apresentados não nos deixam mentir! Isto porque, hoje em dia, é considerado o maior canal de vídeos.

Segundo dados do Global Digital, aproximadamente 95% dos usuários de internet no Brasil acessam o Youtube. O que significa que cerca de 133 milhões de pessoas assistem aos vídeos publicados.

O estudo ainda revela que 61% das pessoas acessam as redes sociais através de dados móveis. Desta forma, acaba sendo difícil resistir a um canal como o Youtube, e não ter vontade de buscar por dicas de vídeos para gravar e postar.

A pesquisa nos mostra o verdadeiro poder do engajamento dessa plataforma, uma vez que o volume de consumo de conteúdo é alto, assim como o número de usuários e as publicações.

Mas, é importante lembrar que, na maioria das vezes, não basta apenas ter ideias de vídeos, criá-los e sair divulgando. É necessário fazer corretamente, para ter um material relevante e ganhar inscritos no canal.

Se você ainda não sabe como fazer vídeos para o Youtube, acompanhe as dicas a seguir!

Criação de vídeos para o Youtube: 5 passos

Podemos dizer que criar vídeos para o Youtube não é uma tarefa tão complicada. Basta você ter os equipamentos corretos e necessários, e seguir alguns passos, como esses que destacaremos abaixo.

1º passo: Escolher o conteúdo

Primeiramente, deve-se decidir o tipo de conteúdo que será publicado. Claro que você pode gravar de forma aleatória, ou espontânea, principalmente se for algo relacionado ao humor ou ideias divertidas.

Porém, isso não funciona quando falamos em ações institucionais ou cursos online, por exemplo, que serão a publicidade do seu negócio.

É importante levar em consideração a duração do vídeo e qual será o público-alvo, além de pensar nas questões que envolvem o roteiro de todo esse material.

2º passo: Preparar os equipamentos

Pode ser que você não esteja pensando em fazer algo tão elaborado, assim como fazem os produtores de grande renome.

Mas, os vídeos postados no Youtube não precisam, necessariamente, apresentar um alto calibre de produção. Eles devem conter, apenas, três itens básicos:

  • Áudio;
  • Imagem;
  • Iluminação.

Tudo começa com ideias de vídeo, que poderão se transformar em um conteúdo valioso e relevante para conquistar o seu público. E atualmente, até os smartphones podem ser ótimos aliados na hora de fazer vídeos para o Youtube.

Você também pode, se possível, utilizar microfones próprios para gravação, fontes de luz profissional e câmeras de alta qualidade.

3º passo: Gravar o vídeo

Depois de ter feito um roteiro e providenciado os equipamentos, é a hora de gravar o conteúdo. Neste momento, é importante que você, ou a pessoa que for gravar, aposte todo o conhecimento e tente se soltar ao máximo.

As palavras devem ser bem articuladas, para que o entendimento seja mais fácil. Todas as partes do conteúdo que você planejou devem ser gravadas, e você pode até investir em tomadas a mais, para ter cenas de reserva e poder escolher as que ficaram melhores.

4º passo: Editar o conteúdo

São vários os softwares que possuem essa função. Alguns são pagos, outros gratuitos. Mas todos podem fazer edições de áudio e vídeo no seu computador.

Não precisa ficar exatamente uma obra-prima ao final. Mas se você quiser, poderá melhorar a luz, as imagens, o contraste, limpar o áudio e encaixar bem o som com o que for gravado, adicionando efeitos ou trilha sonora.

Os principais formatos de vídeo que você pode utilizar para postar no Youtube, são:

  • .avi;
  • .mov;
  • wmv;
  • .flv;
  • .mpeg;
  • .3gpp.

5º passo: Fazer o upload do vídeo na plataforma

A parte mais fácil de todo o processo é o carregamento do vídeo. E vamos entender agora como isso funciona!

Se você ainda não possui uma conta no Youtube, deverá criar uma, e preencher suas informações e e-mail. Não se preocupe, você poderá mudar o nome do canal depois.

Escreva sobre o seu negócio e o tipo de conteúdo que irá oferecer ao público. Faça o upload das fotos de perfil e capa, e defina o nome do canal.

Para carregar o vídeo, basta clicar no canto superior, em ‘criar’. Ali haverá a opção de ‘enviar vídeo’ ou ‘ transmitir vídeo ao vivo’. Clique na opção de enviar vídeo, selecione o arquivo, ou arraste até a tela.

Feito isso, introduza as informações básicas do seu material, como título, categoria, tags, entre outros, e salve todas essas alterações.

Busque sempre manter as tags curtas, e relacionadas com o conteúdo do seu vídeo, pois serão as palavras-chave para o público chegar até você.

Na medida em que você for publicando mais vídeos, terá chances maiores de alcançar análises de conteúdo, e assim aperfeiçoar o seu conteúdo.

Seguindo essas dicas, com certeza você terá sucesso ao fazer vídeos para o Youtube!

Agora, conte-nos: você já teve dificuldades para gravar? Já conhecia esses passos para criar o seu conteúdo audiovisual para essa plataforma? Deixe nos comentários abaixo! Na próxima quinta-feira, traremos um novo conteúdo! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 10 =

 | 04 / 02 / 21
Copy de vendas é um texto que apresenta como objetivo a conversão. Em outras palavras, é um conteúdo que reúne técnicas persuasivas de escrita, no intuito de alavancar as vendas. Se você já é ou está se tornando um copywriter, e quer saber mais sobre copy para vendas e sua importância, então continue acompanhando o […]
Ler Mais
 | 11 / 12 / 20
Portfólio é uma compilação dos melhores trabalhos de uma empresa ou de um profissional, que permite uma visão melhor das qualificações. Descubra como montar o portfólio ideal!
Ler Mais
1 2 3 8
Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu
Onde estamos
R. Canio Rizzo, 189 – sala 1 – Morumbi
CEP: 05519-090 | São Paulo/SP
2021 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital