5 passos para formar uma equipe de sucesso

Sabemos que o sucesso de uma empresa não é algo que acontece de forma aleatória, ou simplesmente, por ela teve sorte. Todo negócio, desde o seu início, necessita de condições ideais e uma equipe capacitada para chegar aos bons resultados, e essas condições incluem justamente o processo de contratação e gestão de pessoas, que são a chave de entrada para ter uma excelente equipe.

Uma equipe com um alto desempenho pode fazer toda a diferença nas vendas e nos lucros da empresa, aumentando também a satisfação do cliente. Mas, será que você sabe como formar uma equipe de sucesso? Elaboramos este post para te ajudar com essa questão.

Construindo uma equipe qualificada

Montar uma equipe com colaboradores qualificados é um grande desafio, afinal, chegar a um time com alto potencial de produtividade, muitas vezes, exige mais competência e visão do gestor. Pensando nisso, listamos 5 passos para formar uma equipe de sucesso, que poderão te auxiliar neste processo. Acompanhe!

 

1 – Busque compatibilidade com a cultura da empresa

As habilidades técnicas são requisitos muito importantes na hora de selecionar um candidato para a sua equipe, assim como as experiências no mercado e a excelente comunicação, que também contam bastante. Mas, atualmente, os gestores buscam também pela compatibilidade da personalidade do colaborador com relação à cultura da empresa.

Isso não significa que se deve abrir mão da diversidade, pelo contrário, mas sim que até tudo se torna mais fácil quando se tem uma equivalência de pensamentos e características presentes na identidade da empresa.

 

2 – Avalie as experiências para determinada função

É bastante comum a contratação de pessoas que não possuam formação acadêmica, ou que não apresentam habilidades para aquela função, mas que têm uma experiência vasta de mercado e em outros projetos, o que já ajuda muito.

Portanto, na hora de selecionar alguém para sua equipe, é importante você analisar as experiências que ela já tem com aquele tipo de trabalho, ali na prática.

 

3 – Não deixe de integrar o colaborador

Após contratado, a jornada do novo integrante da equipe não deverá ter início somente no treinamento. É necessário realizar a sua integração, ou seja, nomeá-lo e anunciá-lo para seus colegas. Com isso, além de criar a disponibilidade dos outros colaboradores em ajudar o novo funcionário a se adaptar à rotina, também criará o vínculo com todos os setores.

 

4 – Desenvolva uma boa comunicação

Para que uma equipe de sucesso seja mantida, é necessária uma comunicação eficiente e contínua entre os colaboradores. Isso gera mais confiança, evita conflitos e auxilia no esclarecimento de dúvidas.

Desta forma, o gestor poderá criar um canal de comunicação aberto para os colaboradores, incentivando a participação de todos. Essa é uma ação que favorece a criação de um ambiente muito mais colaborativo.

 

5 – Mantenha sua equipe preparada para mudanças

Um líder também tem a função de manter a equipe preparada para as mudanças. E como isso é possível? Imagine que seu objetivo já tenha sido alcançado, e de repente, o mercado mudou, sendo necessário estabelecer novas metas, para que a empresa atinja seu público. Desta forma, é necessário estimular resiliência no grupo todo, e mostrar que mesmo se houverem adversidades, isso poderá gerar uma grande experiência. O gestor poderá então utilizar contratempos a seu favor, criar novos projetos e construir uma história de sucesso com seu time.

Gostaram das dicas? Então, que tal colocá-las em prática para garantir uma equipe de sucesso em sua empresa?

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