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5 principais tendências do Marketing Digital no pós-pandemia

Atualizado em 04/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Sabemos que o digital já faz parte de nossas vidas há muito tempo e na pandemia, o número de consumidores e vendas online obteve um crescimento significativo, fazendo com que muitas empresas colocassem suas estratégias de marketing digital em prática. 

Mas, como será daqui para frente? O que será tendência e quais as dicas para as empresas acompanharem essa evolução no pós-pandemia? Esse é o tema do post de hoje. Continue nos acompanhando! 

Mercado Digital: os impactos da pandemia

Antes de falarmos sobre as tendências, vamos explicar de que maneira a pandemia impactou o mercado digital. 

De acordo com estudos, foram mais de 20 milhões de novos consumidores que realizaram uma compra online pela primeira vez, um crescimento que sim, já vinha acontecendo antes da pandemia, mas disseminou ainda mais nesses últimos dois anos.

Em pesquisa realizada pelo State Of Commerce, 1,4 mil líderes do comércio da América do Norte, Latina, Ásia, Japão e Europa foram entrevistados. Assim sendo, houve a constatação de que as compras online realmente cresceram entre março de 2019 e março de 2020, no início da pandemia.

Ao que tudo indica, esse crescimento será sempre constante. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para atender esses ‘novos’ clientes no mercado digital. Isso será bastante necessário, uma vez que não há como ficar para trás em um mercado tão competitivo, certo? 

Além disso, muitas empresas que estavam preparadas para passar por uma crise e não tinham a tecnologia a seu favor, construíram uma reserva de emergência. Isto quer dizer que a pandemia se tornou uma oportunidade para que realizassem um investimento no campo digital, criando um relacionamento com seus consumidores.

Marketing Digital pós-pandemia: 5 tendências

Considerando os fatores citados anteriormente e acrescentando a mudança de comportamento do consumidor, é possível identificar oportunidades que podem ser tendências para o marketing digital das empresas no pós-pandemia.

A seguir, você confere 5 tendências que devem ser lembradas:

Presença digital garantida

O mundo está cada vez mais conectado e boa parte dos consumidores possuem um smartphone com acesso à internet e redes sociais. Então, é importante manter uma presença digital para que conheçam sua marca e lembrem-se sempre dela.

Mas, claro, não basta apenas manter essa presença, é necessário garantir que seja algo atrativo e com impacto positivo nos clientes.

Experiência visual

Se o consumidor passou a fazer compras online com mais frequência e esse hábito tende a permanecer no pós-pandemia, o que fazer para incentivar esse tipo de compra no site da sua empresa?

A resposta está na experiência visual, que deve receber uma atenção maior. Isto porque, em lojas físicas existe a possibilidade de analisar os detalhes antes da compra, evitando frustrações e dores de cabeça.

Assim sendo, então, é importante valorizar as imagens dos produtos vendidos em sua página. Mas, muito além de produzir imagens de qualidade, que é o mínimo, deve-se fornecer uma descrição detalhada dos produtos e se possível, a testagem virtual. 

Humanização

Muito além de expor os seus produtos, é necessário manter um diálogo com o cliente, pois as redes sociais também proporcionam um relacionamento. O ideal é que essa comunicação ocorra o menos possível de maneira robótica e seja mais humanizada, de forma que encante o consumidor. 

Empresas como Magazine Luiza e Casa Bahia utilizam mascotes virtuais e a estratégia por trás disso é manter um relacionamento humanizado, apresentando por meio deles a personalidade e valores da marca.

As empresas também podem responder os consumidores nos comentários e directs, sendo mais amigável e mantendo proximidade.

Personalização

Essa é uma estratégia de marketing que se adapta aos interesses e necessidades do consumidor digital. Por estar mais exigente do que nunca, é natural que os clientes não se sintam bem ao serem tratados como um simples número.

Por isso, é indispensável conhecer o perfil de cada um dos clientes, seu estilo de vida, necessidades, gostos, entre outros. Essas informações poderão ajudar na personalização de estratégias e para que o cliente seja impactado com o conteúdo de seu interesse.

Cultura da empatia

Em algumas situações, é necessário desconstruir ideias e se abrir para o mundo. É aí que entra a empatia e também um pouco da humanização em questões como diversidade, inclusão, entre outras, que são essenciais e diferenciais no mercado para construir a confiança dos clientes com a sua marca.

Essas são as tendências que estão a caminho nesse período pós-pandemia. Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? 

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