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7 dicas de como usar o Linkedin

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é o Linkedin?

O Linkedin é uma rede social considerada popular entre profissionais de diversas áreas. Em outras palavras, se você souber como usar o Linkedin, poderá gerar vários benefícios para os seus negócios.

Qual a função do Linkedin?

Criado no ano de 2002, nos Estados Unidos, o Linkedin se tornou uma rede social com o principal objetivo de conectar profissionais do mundo todo. Hoje, já são aproximadamente mais de 600 milhões de usuários.

Através dessa rede, é possível compartilhar as tendências do mercado de trabalho, com pessoas realmente interessadas nisso. Isto reforça a ideia de que, não adianta investir no Linkedin, se não criar o famoso ‘networking’ ou rede de contatos.

Assim sendo, podemos dizer que, para que você possa conseguir vender, negociar, melhorar sua carreira, e até mesmo ingressar no mercado de trabalho, é necessário construir essa relação com as conexões dessa rede.

Por isso, é importante você saber que, diferente de outras redes sociais, essa rede não é para criar amizades e colecionar seguidores. E por isso, é necessário saber como usar o Linkedin de maneira correta.

Essa é uma rede social profissional, para manter bons relacionamentos, que podem trazer um ótimo retorno.

Iniciando um perfil no Linkedin

Agora que você já sabe o que é Linkedin, vamos explicar como criar um perfil que chame a atenção. Você deve pensar no tipo de pessoas que deseja adicionar, bem como a linguagem que você usará.

Muitas vezes, pode ser que apareçam algumas dúvidas, tais como: Será que não sou tão bom assim? Tenho experiências para compartilhar? Estou mostrando coisas demais na minha rede social?

Neste caso, você pode começar a se ver como um produto, para então preencher as informações do perfil. Isto porque, quando se vende ou presta serviços, você acaba se tornando um produto para quem te contratar.

Dicas para o perfil

Já explicamos o que é Linkedin e como você pode dar início ao seu perfil. Então, agora, vamos destacar 7 dicas para que você saiba como usar essa rede social no dia a dia, convertendo em grandes benefícios.

1 - Coloque uma foto

Em geral, um perfil no Linkedin que contém uma boa foto, é quatorze vezes mais visto. Não precisa, necessariamente, ser uma imagem formal. Mas, é importante levar em conta seu meio de trabalho e sua identidade. Assim, você pode focar em imagens neutras, além do contexto adequado ao seu negócio.

2 - Invista em um bom resumo

Para criar o resumo, que fica no topo do perfil, você deve responder algumas perguntas, em poucas linhas. Algo como:

  • O que você já fez?
  • O que gosta de fazer agora?
  • Suas experiências mais importantes, quais são?

3 - Personalize sua URL

Personalizar o endereço, ou seja, a URL, fará com que o seu perfil apareça antes no Google. Isto porque, quando você customiza o link, você ganha uma assinatura mais relevante, subindo nas pesquisas.

Para editar essa parte, basta selecionar o ícone de ajuste, que fica ao lado da URL, disponibilizado pelo Linkedin, logo abaixo da foto.

4 - Publique textos

A ideia principal é transformar o seu perfil em um blog mesmo. E o Linkedin permite isso. Quando bem produzidos, os conteúdos poderão se tornar mais conhecidos entre as pessoas que estiverem conectadas a você. As conexões delas, e assim por diante, também chegarão até você.

Isso poderá até mesmo te transformar em um ‘influencer’. Mas, lembre-se: o Linkedin é uma rede profissional. Você deve publicar o que for adequado para ela.

5 - Peça recomendações

Você pode escrever recomendações sobre outras pessoas, mostrando o quanto ela é uma boa profissional em uma determinada função. Esses elogios serão exibidos no perfil, para demonstrar que existem pessoas que confiam em seu trabalho.

Caso você ainda não tenha recomendações, você pode pedir para que seus amigos escrevam referências sobre você. Para isso, basta ir até o seu perfil e clicar em ‘solicite uma recomendação’.

6 - Acessar grupos de assunto do seu interesse

O Linkedin também apresenta grupos com profissionais que possuem interesses em um mesmo assunto. Geralmente, essas páginas funcionam em um mesmo formato de grupos do Facebook, que permitem discussões sobre assuntos relevantes, para tirar dúvidas ou divulgar trabalhos.

Desta forma, também é possível fazer networking, reunindo profissionais de um mesmo segmento. E existem vários grupos disponíveis, sobre diferentes temas. Além disso, qualquer membro pode criar um novo grupo, quando quiser.

Se você quiser encontrar comunidades com temas de seu interesse, basta apenas usar a ferramenta de busca, presente na página inicial. E para visualizar os grupos que você está participando, clique em ‘soluções’, no menu superior.

Vale lembrar que, o próprio Linkedin já recomenda alguns grupos para que você possa fazer parte.

7 - Buscar conexões com as empresas

Também é importante que você desenvolva uma página institucional, que exibe a história da sua empresa e as novidades sobre a mesma. Para um usuário comum, seguir empresas é uma boa forma de encontrar mais informações sobre ela.

Portanto, você precisa buscar uma conexão com esse público, ou seja, informar tudo o que elas possuem interesse em saber, como por exemplo, se você tem alguma vaga disponível, além de conhecer outras informações sobre seu trabalho.

Agora, conte-nos: você já utiliza o Linkedin? O que acha desta rede social? Queremos saber!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo de hoje!

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