7 dicas marketing de pessoal para alcançar o sucesso profissional

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e muitas vezes não basta apenas ter habilidades técnicas para se destacar no meio profissional, é necessário apresentar uma boa imagem e mostrar ao mundo, sem parecer algo egocêntrico, suas potencialidades e qualidades pessoais. Tudo isso engloba o chamado Marketing Pessoal.

A princípio, parece algo complicado, mas na teoria não é tão difícil como parece. E é disso que se trata o nosso post. Separamos 7 dicas para que você possa colocar o seu marketing pessoal em prática e garantir sucesso profissional.

 

O que é o marketing pessoal?

Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase resume o marketing pessoal, pois de nada adianta ser um profissional excelente, cheio de capacidades e qualidades que podem ser valorizadas pelas empresas, se ninguém sabe disso tudo. Portanto, para ser efetivamente reconhecido diante dos chefes, gestores e colaboradores da sua área, você precisa aplicar estratégias de marketing pessoal.

De maneira geral, o marketing pessoal é a melhor forma de promover a sua imagem e conteúdo, destacando não somente a empresa em que você atua, como também o seu trabalho com um todo.        

 

Marketing pessoal em prática: 7 dicas

1 – Agir com naturalidade

A primeira dica é agir de maneira natural, independente da situação e do momento. Não se deve criar um personagem profissional, que não tenha nada a ver com você. Você precisa ser apenas ser você mesmo (a), ou seja, se você é uma pessoa alegre e extrovertida, você também deve ser assim no ambiente de trabalho.

Mas, isso não significa que está liberado o uso de gírias em conversas formais, ou gargalhar da mesma maneira como faz com sua família ou amigos.

 

2 – Ser pontual

Se você tem a intenção de apresentar um bom marketing pessoal, não deve seguir o exemplo dos profissionais que quase sempre chegam atrasados, ou que sempre entregam coisas em cima da hora. Por isso, é fundamental aprender a gerenciar o seu tempo, e chegar sempre com 15 minutos de antecedência a qualquer compromisso. Isso transmitirá a imagem de uma pessoa comprometida e interessada.

 

3 – Olhar nos olhos das pessoas

Esse detalhe faz muita diferença. Olhar nos olhos das pessoas é uma maneira de demonstrar, de maneira não verbal, sua sinceridade e transparência. Por isso, o contato visual é extremamente importante. 

 

4 – Ficar atento a sua vestimenta

Um profissional adequadamente vestido transmite confiança, além de uma ótima imagem pessoal. A dica é vestir-se de acordo com o seu cargo atual, ou o que deseja alcançar. Caso queira ser gerente da empresa, é importante se aproximar do estilo que pede este cargo, mas sem deixar de abrir mão do seu toque pessoal.

 

5 – Acompanhar as notícias

Essa é uma dica que não exige muito. Acompanhar as notícias é algo que faz parte da rotina das pessoas, mas é ainda mais importante quando você deseja melhorar o seu marketing pessoal. É fundamental estar por dentro dos assuntos mais comentados sobre política, economia, meio ambiente, entre outros, para não ficar sem uma resposta ao ser perguntado. Você deve manter-se sempre atualizado.

 

6 – Ter iniciativa

Para se destacar em meio à multidão, você precisa demonstrar iniciativa. Não espere que os chefes te digam o que você deve fazer: tome a frente e corra atrás, de preferência buscando soluções em caso de problemas. Você pode dar ideias, propor alternativas que facilitem o trabalho, se mostrar uma pessoa indispensável. Mostrar que você tem um lado inovador é algo que te ajudará a construir ainda mais o seu espaço.

 

7 – Saber ouvir

A dificuldade em saber escutar o que os outros têm a dizer é um dos maiores problemas do mundo corporativo, assim como da sociedade em geral. É muito comum que as pessoas estejam interessadas apenas em falar de si mesmas, expondo suas opiniões e ideias.

É essencial reverter esse quadro e aprender a ouvir os colegas de trabalho, os chefes e estagiários, pois todos têm algo para ensinar. Além disso, mostrar-se como um bom ouvinte faz com que as pessoas criem admiração por você.

Veja também: Como construir a sua autoridade digital.

Gostaram das dicas? Então essa é a sua chance de colocar o marketing pessoal em prática e alcançar sucesso em sua carreira.

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato

agsdi-whatsapp