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Conheça o Instagram Shopping: A nova forma de realizar Vendas pela Internet

Atualizado em 02/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O Instagram Shopping é um recurso que possibilita a venda de produtos dentro do próprio aplicativo. Basicamente, as publicações de uma marca passam a aparecer na aba ‘Loja’ com links que direcionam para finalização da compra.

No post de hoje, vamos explicar como funciona essa nova modalidade de vendas pela internet. Continue nos acompanhando!

Vantagens do Instagram Shopping

O recurso foi criado para facilitar o processo de compra dentro do Instagram, uma vez que antes, a única maneira de inserir links na página era deixando-os na biografia ou colocando nos Stories (para quem tinha mais de 10 mil seguidores).

De acordo com o próprio Instagram, antes dessa novidade entrar em ação, a maioria dos usuários esperavam um dia ou mais para finalizarem uma compra, e apenas 21% delas eram realizadas no mesmo dia.

Isso mostra que desde o lançamento dessa funcionalidade, o público está cada vez mais próximo dos produtos e o tempo de compra também diminui significativamente.

Como funciona o Instagram Shopping?

Conforme dissemos, as publicações contêm links. Cada imagem apresenta um ícone com a escrita ‘Toque para ver’ localizada no canto inferior esquerdo. 

Quando o usuário tocar nesse ícone, aparecerá uma marcação nos produtos divulgados na publicação, que geralmente são cinco por foto, ou até nove por cada carrossel.

Depois será exibida uma nova aba, onde será possível ver as informações do produto que está sendo vendido. 

E tudo isso sem a necessidade de sair do aplicativo. Se o consumidor tocar no link ‘Comprar’, ele já será direcionado para a página de compra.

Existem requisitos para utilizar o Instagram Shopping?

Mesmo sendo acessível e fácil, existem alguns pré-requisitos para utilizar esse recurso do Instagram, como por exemplo:

  • O perfil precisa ser comercial;
  • Ter um E-commerce, pois a plataforma não é responsável por processar as compras. Somente por direcionar até o site onde está o produto;
  • Poderão ser vendidos somente os produtos físicos, que estejam de acordo com as políticas e diretrizes da plataforma.
  • Deve-se associar a conta comercial à página do Facebook;
  • Para ativar a loja, é importante ter no mínimo 9 publicações.

Seguindo todas essas recomendações, a conta será analisada, e se o perfil estiver mesmo de acordo, o Instagram Shopping será aprovado.

Como vender mais pelo Instagram Shopping?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e o que deve ser levado em consideração para utilizar esse recurso, existem algumas práticas que podem te ajudar a vender mais através do Instagram Shopping. Acompanhe a seguir.

Tenha uma identidade visual (IDV)

Sabemos que o foco do Instagram é a estética, certo? A plataforma tem como principais características as imagens e os vídeos. Por isso, além do conteúdo de qualidade, é importante seguir a identidade visual da empresa.

As cores, formatos e outros recursos que possam representar o seu negócio em cada publicação, devem ser bem aproveitados. 

Assim, o usuário irá associar a estética com a sua marca e manterá a imagem da sua empresa na cabeça.

Publicar conteúdos humanizados

O ideal mesmo é humanizar os conteúdos, ou seja, trazer os seus produtos para a realidade, mostrando que são usados por pessoas reais.

Desta forma, o público consegue se identificar com a sua marca de maneira mais fácil, criando assim uma conexão com o seu produto e aumentando as chances de compra.

Utilize as hashtags corretas

Para ampliar o alcance dos seus conteúdos, é muito importante utilizar as hashtags corretas, possibilitando ao público encontrar o seu produto no Instagram com mais facilidade.

Por exemplo, se estiver vendendo algum item esportivo, pode utilizar hashtags relacionadas a isso, como tênis masculino, camiseta de futebol, entre outros. 

Para saber mais sobre o uso de hashtags nas redes sociais, clique aqui!

Bem legal, não é mesmo? E os resultados são surpreendentes!

Agora, conte-nos o que acha dessa funcionalidade? Já utilizou e/ou utiliza com sua empresa? Quais foram os resultados?

Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar com seus amigos! Até o próximo post!

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