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WhatsApp Business: existem vantagens para as empresas?

Atualizado em 13/04/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp é o aplicativo queridinho dos brasileiros na hora de enviar mensagens. Essa mídia social caiu no gosto do público, e agora também é utilizado como um canal de comunicação e relacionamento com as empresas.

Para suprir essas novas necessidades, surgiu a versão WhatsApp Business. Ela foi desenvolvida para oferecer aos profissionais e empresas um canal seguro de relacionamento com seu público. Por isso, traz uma série de recursos que não são encontrados na versão popular do aplicativo.

Você já utiliza esse recurso no seu negócio? Se ainda não, saiba que ele oferece diversas vantagens e pode contribuir para oferecer uma melhor experiência para os seus clientes. Confira a seguir as principais vantagens de usar o WhatsApp Business!

Comunicação ágil e otimizada 

Uma das grandes mudanças que o meio digital trouxe para o comportamento do consumidor foi a busca por agilidade. Essas pessoas querem rapidez, não desejam ficar esperando, e o WhatsApp Business permite oferecer esse atendimento rápido.

Podemos criar mensagens automáticas. Assim que o cliente inicia o contato com a empresa ele recebe uma saudação ou uma mensagem informativa, conforme aquilo que for melhor no momento. Dessa forma, existe a certeza de que ninguém ficará sem uma resposta.

Também é possível configurar respostas rápidas por meio de atalhos. Ou seja, você consegue criar um auto atendimento dentro do WhatsApp Business para responder as perguntas mais frequentes dos seus clientes, além de trazer a possibilidade de ser atendido por uma pessoa.

Compartilhamento de informações e apresentação

No caso do WhatsApp Business, a empresa cria um perfil comercial nesse aplicativo. Ele é diferente dos perfis pessoais porque possibilita a inserção de informações muito mais completas para compartilhar com o cliente.

O perfil comercial pode funcionar como um excelente cartão de visitas. Ali é possível inserir, por exemplo, uma descrição da empresa, acrescentar o horário de funcionamento, o endereço, outros canais de comunicação, o site e até mesmo criar catálogos de produtos.

Tudo fica reunido em um só lugar e em fácil acesso para o cliente, contribuindo para uma melhor experiência e um atendimento de maior qualidade.

Categorização das conversas

A gestão é sempre um aspecto indispensável para garantir o bom andamento de qualquer negócio, e o WhatsApp Business traz essa vantagem também. Existe um recurso que permite a inserção de etiquetas para categorizar as conversas.

Criamos marcadores que garantem uma organização lógica dessas conversas e permitem encontrá-las com mais facilidade quando for necessário.

O aplicativo traz algumas sugestões de etiquetas, como novo pedido, novo cliente, pago, pagamento pendente e outras. Porém, cada empresa pode criar a sua própria etiqueta de acordo com aquilo que fizer mais sentido para o seu negócio ou para sua gestão.

Análises estatísticas

Hoje em dia os dados valem ouro para qualquer negócio, já que precisamos deles para traçar estratégias mais assertivas. Você tem no WhatsApp Business um grande aliado também nesse sentido.

O aplicativo reúne estatísticas que permitem acompanhar e avaliar o desempenho das estratégias adotadas nesse canal. Essas estatísticas mostram a quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Com isso, podemos ajustar as campanhas com base nos insights coletados.

Eles permitem conhecer o comportamento do consumidor de acordo com o tipo de mensagem que foi encaminhada. Com essa percepção, as próximas podem ser planejadas dentro daquela estratégia para promover um retorno ainda melhor.

Comunicação direta com o cliente

Até junho de 2021 já existiam quase 120 milhões de contas de WhatsApp só no Brasil. O aplicativo coloca o nosso país em segundo lugar do mundo entre aqueles que utilizam esse recurso para envio de mensagens. E ainda, 96% dos brasileiros preferem esse aplicativo para se comunicar.

Portanto, ter um perfil no WhatsApp Business garante que a sua empresa consiga uma comunicação direta com milhões de brasileiros. É certeza de que a mensagem enviada vai alcançar essas pessoas, e as chances de ser visualizada são muito grandes, o que ajuda a aproveitar melhor as oportunidades e criar uma relação muito mais estreita com o consumidor. 

Em resumo, o WhatsApp Business, de fato, traz uma série de vantagens para as empresas que apostam nesse aplicativo como canal de comunicação e relacionamento com seus clientes. Inclusive, é possível também utilizar como canal de vendas e de pagamentos, por isso, é uma estratégia que vale a pena acrescentar ao seu negócio.

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