Mídia social: O que é e quais são as vantagens para as empresas?

Mídia social é um conjunto de sites e aplicativos, que permitem a interação, conexão e troca de informações entre os usuários.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as mídias sociais e as vantagens que elas podem oferecer para sua empresa. Acompanhe!

A importância da mídia social

Tempos atrás, a mídia social era considerada como uma moda passageira. Muitas pessoas, em uma análise precipitada, acreditaram que não vingaria.

Atualmente, sabemos que esse pensamento estava totalmente equivocado. Uma vez que já são mais de 3 bilhões de usuários de internet, sendo mais de 2 bilhões de pessoas que possuem contas ativas em redes sociais.

Desta forma, podemos dizer que as plataformas foram se tornando verdadeiras gigantes de marketing, e com isso, passaram a oferecer dados valiosos para as empresas, principalmente com relação aos seus clientes.

Principais vantagens da mídia social

Você deve estar se perguntando quais são as vantagens da mídia social para as empresas, não é mesmo? Confira a seguir alguns dos principais benefícios que ela pode oferecer.

Construção de relacionamentos

Podemos dizer que a mídia social é um canal de comunicação que apresenta mão dupla. Isto é, você terá a oportunidade de enriquecer o relacionamento com seus clientes.

Um exemplo disso são as agências de turismo. As mídias digitais permitem a criação de um diálogo dessas empresas com seus clientes, estabelecendo um vínculo entre eles, durante e depois de reservarem uma viagem.

Esse diálogo entre a marca e o cliente é fundamental, além de ser algo que a publicidade tradicional não consegue alcançar.

Reconhecimento da marca

A partir do momento em que você se faz presente nas mídias sociais, a busca e a conexão do público com a sua empresa e sua marca, se tornam maiores.

Além disso, ao conectar-se com seus clientes, você poderá estreitar o relacionamento entre vocês, e até mesmo fidelizar novos consumidores.

Aumentar o tráfego no site

Outro benefício das mídias sociais, que podemos dizer que é um dos maiores para as empresas, é usá-las para elevar o tráfego no site.

Elas ajudam a direcionar as pessoas para o canal, e quanto mais compartilhamentos você receber, melhor será a sua classificação nas pesquisas.

Analisar a concorrência

Quando existe um monitoramento através das redes sociais, você pode obter informações bastante importantes sobre os seus concorrentes. Isto significa que essa é uma excelente forma de fazer benchmarking.

Com base nessa pesquisa, você conseguirá saber o que melhorar na sua empresa, para oferecer um trabalho ainda melhor, seja em seus produtos, serviços, ou para agregar valor às soluções.

Acesso a um conteúdo de forma rápida

Antes os profissionais de marketing enfrentavam desafios, como garantir que o conteúdo chegasse ao cliente em um curto espaço de tempo. Hoje, com o auxílio das mídias digitais, basta apenas criar o conteúdo e publicá-lo nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, e todos terão acesso.

Tipos de mídias sociais existentes

Conforme dissemos, dentro das mídias sociais existe uma categoria bastante utilizada: as redes sociais. Porém, elas não caminham sozinhas. Existem outros tipos de mídias que também podem ser utilizadas. Confira a seguir!

Blog

Ao longo do tempo, as redes sociais foram se popularizando, o que fez com que muitos profissionais acreditassem que o blog seria extinto. Porém, a realidade é outra.

As empresas seguem produzindo seus conteúdos, e alimentando seu blog constantemente, o que faz com que sejam gerados novos leads, e um maior tráfego orgânico.

Geralmente, isso ocorre devido ao uso de técnicas de SEO, que otimizam artigos, e desta forma, possibilitam um posicionamento melhor de buscas no Google, por exemplo.

Existem algumas plataformas disponíveis no mercado, que oferecem ferramentas para publicação de conteúdo online, em formatos que incentivam compartilhamentos e comentários. Entre elas, estão:

  • WordPress;
  • Blogger;
  • Tumblr;
  • Medium.

Micro blogs

Como o próprio nome já diz, micro blog é um site que permite que os usuários enviem mensagens de texto um pouco mais curtas, ou com um número de caracteres limitado.

Podem ser inclusos alguns links para sites de produtos ou serviços, ou até mesmo, para outras redes sociais.

Geralmente, as mensagens são postadas em ‘murais’, de acordo com as pessoas inscritas na conta. E tudo em tempo real.

Um dos principais exemplos de micro blog é o Twitter, bastante utilizado nos dias de hoje.

Redes sociais

E por fim, as redes sociais, que às vezes são chamadas ‘redes de relacionamento’. Elas ajudam as pessoas e as organizações a se conectarem online, para compartilhar as ideias.

Mesmo não sendo o tipo de mídia social mais antigo, com certeza é o que define esse termo nos tempos atuais, uma vez que o Facebook é bastante utilizado.

Com 127 milhões de usuários, essa é uma rede social para comunicação, ou seja, é um lugar para compartilhamento de informações. O nosso país é o terceiro no ranking mundial de pessoas mais ativas no Facebook.

Mas, essa ferramenta não é utilizada apenas para relacionamento. Ela também pode gerar negócios, e você pode anunciar o seu produto ou serviço através do Facebook Ads.

Facebook Ads são anúncios publicitários, geralmente veiculados dentro dessa mesma plataforma. Essa é considerada uma estratégia de marketing digital.

E não podemos esquecer o Instagram, que é uma das redes socais mais acessadas atualmente pelos brasileiros, e inclui diversos recursos, tais como: IGTV, Stories, Reels, entre várias outras novidades.

Agora conte-nos: qual dessas mídias sociais você costuma utilizar com mais frequência? Deixe nos comentários abaixo.

Compartilhe também em suas redes sociais! E até o próximo post!

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