O Podcast vem sendo uma das estratégias que mais cresce no universo digital. Embora algumas pessoas ainda não tenham muita familiaridade com esse formato, a cada dia que passa surgem novos podcasts abordando os mais diversos assuntos. Por isso, a ferramenta também pode ser utilizada a favor do marketing digital.
Mas, como assim a favor do marketing? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Acompanhe a seguir!
Índice
Basicamente, o Podcast é um programa de áudio que fica disponível em algumas plataformas, para que você possa baixar quando não estiver conectado com a internet, ou escutar online.
Em outras palavras, é como um programa de rádio, só que gravado, pois não precisa ser ouvido no momento exato em que foi produzido.
Geralmente, a exibição é dividida por episódios para que o conteúdo possa ter uma continuação, como uma série de televisão, por exemplo, tornando-se uma ótima estratégia para atrair o público por meio da curiosidade.
O Podcast é uma ferramenta vasta e que pode ser muito bem explorada, portanto, vale a pena utilizá-lo em seu nicho/negócios, direcionando suas produções e oferecendo entretenimento e conhecimento, fortalecendo a marca da sua empresa.
A partir do momento em que o Podcast passa a fazer parte do cotidiano do marketing da sua empresa, você estará aproveitando um segmento que está super em alta, além de inserir conteúdos de maneira estratégica para que o público ouça a qualquer momento.
Desta forma, enquanto você consegue expandir a sua marca, o cliente aproveita o tempo com a informação e tem a chance de adquirir conhecimento.
Outra vantagem que podemos destacar é que o Podcast tem o poder de ser algo instantâneo, acompanhando o imediatismo atual do mundo. E caso o público não tenha muito tempo para ler, poderá acessar o seu conteúdo e escutar no momento apropriado.
Por fim, essa também é uma forma de aproximar mais a sua marca dos clientes ou prospects, promovendo uma relação de proximidade e ajudando a estimular cada vez mais o engajamento e o nome da empresa.
Agora que você já sabe quais são as vantagens do Podcast quando utilizado no marketing digital, é necessário seguir algumas dicas para fazer com que a sua marca aproveite esses benefícios.
Essa dica é a principal para toda e qualquer estratégia, pois ter o conhecimento do seu público é importante para te direcionar na produção do conteúdo, isto é, o que essas pessoas realmente desejam escutar.
Se não houver essa preocupação, muito provavelmente você produzirá um conteúdo que não despertará o interesse dos potenciais clientes.
Assim sendo, então, busque saber quem é o seu público, qual a plataforma que mais utilizam e se o áudio ajudará na demanda. Também deve-se entender qual a linguagem que mais faz sentido e o formato que mais agrada.
Para que a estratégia funcione adequadamente, é necessário investir na qualidade da mesma, reunindo equipamentos de bom funcionamento e uma equipe que saiba executar o trabalho. Isso mostrará a autoridade de sua empresa.
E por que apostar em algo mais estruturado? Simplesmente porque além de um bom conteúdo, o Podcast também deve ter uma boa acústica para alcançar o sucesso entre os ouvintes, além de locutores experientes.
O conteúdo deve ser estruturado da melhor maneira possível, afinal, não adianta lançar conteúdos de forma aleatória, pois podem não ter resultados positivos. Deve haver um planejamento antes, reunindo informações e criando um cronograma.
Esse cronograma de postagens do Podcast deverá ser cumprido para que o público não se sinta frustrado ao esperar demais pelo próximo conteúdo.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Podcast? Já sabia que ele pode te ajudar em sua estratégia de marketing digital?
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