Atualmente, o comportamento do consumidor é diferente de anos atrás. E cabe às empresas acompanharem essa evolução, sem empurrar uma venda ao cliente, mas sim deixá-lo chegar ao negócio de maneira livre. Para isso, muitas empresas utilizam uma estratégia chamada Inbound marketing.
Quer saber mais sobre o assunto e os benefícios que oferece para a sua empresa? Continue acompanhando o post a seguir!
Índice
Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo despertar o interesse de potenciais clientes de maneira genuína. A intenção principal é mostrar que a sua empresa já é uma referência em vendas de produtos ou serviços.
Além disso, a estratégia não visa apenas atrair os clientes para os negócios, mas gerar uma comunicação maior com os mesmos, entendendo assim suas necessidades.
Também serve como geração de valor, pois ajuda o consumidor e mostra a solução para suas dores, confirmando a venda.
Outro ponto interessante é que o Inbound Marketing foi consolidado como uma das estratégias mais eficientes e acessíveis com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, que tornaram a comunicação ainda melhor e mais atrativa.
Conforme dissemos, a ideia do Inbound Marketing é sempre manter um relacionamento mais próximo com o cliente, de acordo com o perfil do mesmo. Mas, é claro que, para que esse relacionamento se concretize, os próprios consumidores devem dar o primeiro passo.
Desta forma, então, o Inbound pode ser caracterizado como uma estratégia de comunicação constante, compartilhando experiências com os clientes, bem como uma conexão para gerar valor e por fim o engajamento, facilitando uma relação de confiança com o consumidor.
Vale lembrar que a principal forma de atrair o cliente é por meio do marketing de conteúdo. Neste caso, então, devem ser elaborados conteúdos de qualidade, que não falam apenas sobre o seu serviço ou produto, mas da sua empresa e o segmento onde está inserida.
Por isso, é importante conhecer melhor a persona, pois assim o conteúdo funcionará melhor e será mais fácil concretizar o relacionamento. Podem ser criados conteúdos como:
Diferente do modelo tradicional de marketing, o Inbound oferece algumas vantagens muito boas a sua empresa. Separamos abaixo as principais para você conferir!
O fato de atingir o público certo já é uma das maiores vantagens e isso ocorre, especificamente, por conta da otimização do SEO e o uso de palavras-chave, que também são fundamentais.
Assim sendo, se o conteúdo for relevante e atender a intenção de busca do consumidor, a pessoa pode querer deixar um e-mail com você, tornando possível a nutrição desse lead até que ele se torne cliente final.
Seguindo a linha do conteúdo, se o que você produziu realmente for bom, as chances de aumentar o seu poder de persuasão serão maiores. Isso porque você estará automaticamente ajudando uma pessoa, e a mesma estará mais aberta para consumir outras coisas da sua marca.
O ciclo de vendas está relacionado com o tempo total que o lead levou do primeiro contato até a compra final. E o Inbound Marketing ajuda a resolver essa questão do tempo, oferecendo mais segurança ao prospect.
Para as empresas que desejam vender mais e de um jeito melhor, diminuindo ao mesmo tempo os custos com a operação, a redução do ciclo de vendas é uma vantagem.
Quando o ciclo de vendas diminui, os custos também acabam caindo, considerando que o tempo gasto pela equipe de marketing será menor no processo de nutrição e maturação dos leads.
Sem contar a automação, que evita a entrega dos mesmos conteúdos, manualmente, para diversas pessoas.
Comente abaixo se possui mais alguma dúvida sobre o tema do post de hoje. Aproveite e compartilhe com seus amigos!