O marketing digital tem se destacado nos últimos anos, devido à sua eficiência na divulgação e promoção de marcas. Com o aumento do número de usuários da internet, um planejamento composto por uma estratégia digital bem elaborada, é capaz de aumentar a credibilidade, visibilidade e os lucros de qualquer empresa.
Muitas empresas passaram a perceber que precisavam encontrar maneiras de melhorar suas vendas. E foi justamente no ambiente virtual que encontraram a solução, através dos 8 P´s do marketing digital. Você sabe como funciona esse método? Continue nos acompanhando para entender melhor.
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O método dos 8 P´s foi desenvolvido por Conrado Adolpho, formado em marketing e especialista em crescimento rápido de micro e pequenas empresas, para adaptar o marketing à internet, de acordo com as mudanças de hábitos de consumo. Esse método pode ajudar a sua empresa a se destacar diante dos concorrentes, e assim aumentar seu faturamento e conquistar novos clientes.
Atualmente, os consumidores procuram por informações antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. Por isso, é fundamental conhecer bem seus clientes, em qualquer negócio, pois sabendo quem são eles, entendendo suas necessidades e desejos, que a sua empresa poderá oferecer o que tem de melhor. E são várias as ferramentas que podem ser utilizadas para pesquisa, tais como questionários, disponibilizadas em redes sociais, pesquisa por palavras chave no Google, entre outros.
Após os dados coletados, ficará mais fácil traçar um planejamento. Será importante responder algumas perguntas como: Quais as necessidades dos seus consumidores? O que eles procuram? Quais os conteúdos que atenderão suas necessidades? Como levar esse conteúdo até o seu público?
Logo após, você deve definir quais serão os canais de comunicação onde o conteúdo será publicado. Podem ser por redes sociais, site, blog ou e-mail marketing. É fundamental também definir as metas e os objetivos a serem atingidos, e definir um cronograma para avaliar essas ações.
Depois de definido o planejamento, é o momento de colocar em prática. Se você terá um site ou um blog, precisará de um profissional para criá-lo, e ter acesso às ferramentas de SEO. Ao produzir os conteúdos, seja para blogs ou redes sociais, aborde temas relacionados ao seu negócio.
Ao realizar publicação de conteúdo ou campanha, você deve se preocupar também em fazer com que ganhem destaque. Desta forma, você atrairá mais clientes para o seu negócio. É importante focar nas estratégias de marketing de conteúdo para aparecer no topo do Google. Um dos caminhos para chegar ao resultado desejado é a adoção das estratégias de SEO.
Uma das formas de promover o seu negócio é por meio de produção de conteúdo, sejam textos, áudios, vídeos ou imagens, pois assim serão transmitidas informações úteis para os consumidores. E existem também os anúncios pagos, que podem potencializar essa divulgação. Outra maneira de promover suas campanhas é através do e-mail marketing e da criação de landing pages.
Após a divulgação do conteúdo, o próximo passo é estimular o compartilhamento do mesmo, para que ele atinja mais pessoas. Os clientes que já aprovaram seu conteúdo, automaticamente, farão o boca a boca positivo dentro do ambiente digital. E assim, suas campanhas poderão se tornar virais em redes sociais.
Personalizar a comunicação com o seu público-alvo é uma das formas de manter a interação e fazer com que o engajamento cresça, levando sua marca à fidelização. Toda essa personalização está presente no conteúdo, que deve ser segmentado de acordo com as necessidades dos clientes.
Outra vantagem das estratégias digitais é a precisão no momento de mensurar resultados. Deve-se utilizar o Google Analytics para obter informações detalhadas, acompanhar as métricas, os detalhes mais importantes, e analisar o sucesso ou fracasso dos anúncios.