A maior parte dos acessos à internet, atualmente, estão relacionados aos dispositivos mobile, não é mesmo? Postagens de fotos, pagamento de contas e até a compra de novos itens são feitos através do celular, e assim muitas empresas investem no e-commerce e enxergam a necessidade de se adaptar facilmente a esses aparelhos. Surgem então dois formatos que podem ser utilizados: o site responsivo e o site mobile.
Quando o site se adapta em qualquer dispositivo que esteja sendo visualizado pelo usuário, com base no tamanho da tela que ele é exibido, é chamado de site responsivo.
Geralmente, isso é feito através de configurações específicas, pelo CSS da página, que elimina a necessidade de utilização de uma URL separada, que seria para uma versão mobile.
Essa técnica, além de permitir que o usuário tenha uma ótima experiência durante a navegação, também é responsável pela redução de investimento, ou seja, é uma opção com um custo menor do que um site mobile.
Entre as vantagens do desenvolvimento de um site responsivo, destacam-se:
Vale lembrar que, dependendo do tipo de site, se você quiser adaptá-lo para o responsivo, pode ser que ele fique mais caro do que a versão mobile.
Quando você opta pela versão mobile do site, é necessário ter em mente que serão feitos exatamente dois designs para o mesmo projeto. Consequentemente, também será dobrada a parte de programação, uma vez que será preciso aplicar todos os recursos que estão presentes na versão desktop.
Muitas vezes, o site mobile ficará em um subdomínio, e neste caso, assim que você acessa o site, a programação verifica que você está acessando de um tablet ou celular, e redireciona o domínio para um site mobile.
Pode-se dizer, então, que o site mobile é uma página criada com um layout todo voltado para os aparelhos móveis, sendo acessível por uma URL própria.
Entre as vantagens do site mobile, as principais são:
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os dois, deixe o seu comentário abaixo!