Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Entenda as diferenças entre site responsivo e site mobile

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A maior parte dos acessos à internet, atualmente, estão relacionados aos dispositivos mobile, não é mesmo? Postagens de fotos, pagamento de contas e até a compra de novos itens são feitos através do celular, e assim muitas empresas investem no e-commerce e enxergam a necessidade de se adaptar facilmente a esses aparelhos. Surgem então dois formatos que podem ser utilizados: o site responsivo e o site mobile.

Características do site responsivo

Quando o site se adapta em qualquer dispositivo que esteja sendo visualizado pelo usuário, com base no tamanho da tela que ele é exibido, é chamado de site responsivo.

Geralmente, isso é feito através de configurações específicas, pelo CSS da página, que elimina a necessidade de utilização de uma URL separada, que seria para uma versão mobile.

Essa técnica, além de permitir que o usuário tenha uma ótima experiência durante a navegação, também é responsável pela redução de investimento, ou seja, é uma opção com um custo menor do que um site mobile.

Entre as vantagens do desenvolvimento de um site responsivo, destacam-se:

  • A manutenção: pois não é necessário manter duas versões;
  • O baixo custo: justamente por não precisar de duas versões, o investimento sai mais em conta.

Vale lembrar que, dependendo do tipo de site, se você quiser adaptá-lo para o responsivo, pode ser que ele fique mais caro do que a versão mobile.

E o site mobile, como funciona?

Quando você opta pela versão mobile do site, é necessário ter em mente que serão feitos exatamente dois designs para o mesmo projeto. Consequentemente, também será dobrada a parte de programação, uma vez que será preciso aplicar todos os recursos que estão presentes na versão desktop.

Muitas vezes, o site mobile ficará em um subdomínio, e neste caso, assim que você acessa o site, a programação verifica que você está acessando de um tablet ou celular, e redireciona o domínio para um site mobile.

Pode-se dizer, então, que o site mobile é uma página criada com um layout todo voltado para os aparelhos móveis, sendo acessível por uma URL própria.

Entre as vantagens do site mobile, as principais são:

  • Conversão: Apresenta design pensado exclusivamente para os dispositivos móveis, pois possuem maiores taxas conversivas;
  • Usabilidade: Oferece uma experiência melhor de uso;
  • Performance: Todo site mobile costuma ser mais rápido do que os sites responsivos, por terem menos códigos e conteúdo para adaptar.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os dois, deixe o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 5 =

 | 11 / 02 / 21
SEO ou Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas para a otimização de blogs, sites e páginas com o objetivo de alcançar bons resultados orgânicos. ENTENDA COMO FUNCIONA!
Ler Mais
 | 21 / 11 / 19
O Front-End é tudo o que pode ser visualizado ao abrir um site ou aplicativo, e o back-end é a parte do software que roda no servidor. CONFIRA MAIS DETALHES!
Ler Mais
1 2 3 10
Logo | SuryaMKT
2021 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross